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2019_LuzianaCarvalhodeAlbuquerqueMaranhão.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMontagner, Miguel Ângelo-
dc.contributor.authorMaranhão, Luziana Carvalho de Albuquerque-
dc.date.accessioned2020-02-06T21:39:28Z-
dc.date.available2020-02-06T21:39:28Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.date.submitted2019-05-27-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Luziana Carvalho de Albuquerque. A Bioética na formação do terapeuta ocupacional no Brasil. 2019. 230 fl., il. Tese (Doutorado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36839-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo identificou e analisou a Bioética na formação do terapeuta ocupacional no Brasil, sua importância no desenvolvimento de competências e habilidades na área da saúde, compreendendo que a Terapia Ocupacional atua também na assistência social, educação, cultura, justiça, enfrentando os dilemas bioéticos que surgem nas relações profissionais. O terapeuta ocupacional intervém junto aos problemas no desempenho ocupacional do cotidiano do indivíduo ou da coletividade buscando a participação social. Para este estudo foram analisados vinte projetos pedagógicos dos Cursos de Terapia Ocupacional, públicos, para identificar conteúdos de Bioética. Foram aplicados 128 questionários com docentes de Terapia Ocupacional associados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, entidade nacional de docentes e pesquisadores, para analisar a compreensão dos docentes sobre a Bioética e o reconhecimento de sua importância nessa formação. Foi utilizada a Bioética de Intervenção, como referencial teórico para essa análise, sendo os princípios da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos da UNESCO (DUBDH), conteúdo complementar para o estudo. Os Projetos Pedagógicos (PP) foram agrupados de acordo com a organização em disciplinas ou em outras atividades. As respostas dos questionários foram categorizadas de forma quantitativa e analisadas. Os resultados obtidos demonstraram que a Bioética está presente na maioria dos Cursos de Terapia Ocupacional, demonstrando reconhecimento de sua importância na formação profissional apesar de ter sido identificada a necessidade de incremento nos conteúdos ainda havendo predomínio do principialismo e insuficiente apropriação de conhecimento sobre a Bioética de Intervenção. Essas discussões vêm crescendo na América Latina. O conhecimento sobre a Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, também, foi identificado em poucas respostas sendo necessária maior divulgação. Esperamos que este estudo contribua na inclusão ou incremento da Bioética na formação do terapeuta ocupacional, levando a mudanças atitudinais junto à população atendida.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Bioética na formação do terapeuta ocupacional no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordProjeto pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordBioética de Intervençãopt_BR
dc.subject.keywordTerapeuta ocupacional - formação profissionalpt_BR
dc.description.abstract1This study identified and analyzed the Bioethics within the professional formation of the occupational therapist in Brazil, its importance in the development of skills and abilities in the area of the health, understanding that the Occupational Therapy also acts in the social assistance, education, culture, justice, facing the bioethical dilemmas that arise in the professional relationships. The occupational therapist intervenes in the problems regarding the occupational performance of the individual’s quotidian or the community seeking social participation. For this study, twenty pedagogical projects of the Occupational Therapy public courses were analyzed in order to identify Bioethics contents. A hundred twenty-eight surverys and interviews were applied with some professors associated with the National Network of Teaching and Research in Occupational Therapy, a national entity of professors and researchers, to analyze teachers' understanding of Bioethics and the recognition of its importance in this development. The Intervention Bioethics was used as a theoretical framework for this analysis, being the principles of The Universal Declaration on Bioethics and Human Rights of UNESCO (UDBHR) complementary contents for the study. The Pedagogical Projects (PP) were grouped according to its organization in the disciplines or in other activities. The answers to the surveys were organized in quantitative form and then analyzed. The results obtained showed that the Bioethics is present in the majority of the Occupational Therapy courses, revealing recognition of its importance in the professional formation, even though a need of increases in the contents was also identified, being the principialism predominant and the appropriation of knowledge about the Intervention Bioethics insufficient. These discussions are growing in Latin America. Furhtermore, the knowledge about The Universal Declaration on Bioethics and Human Rights was identified in few answers, being necessary a greater divulgation. It was expected that this study contributes to the inclusion or increase of the Bioethics in the formation of the occupational therapist, leading to the attitudinal changes with the assisted population.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Bioética-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Bioéticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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