Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36860
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RenataDinizAguiar.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Índice de importância biológica baseado em análise multicriterial aplicado no zoneamento ambiental
Autor(es): Aguiar, Renata Diniz
Orientador(es): Brandão, Reuber Albuquerque
Coorientador(es): Barreto, Cristiane Gomes
Assunto: Importância biológica
Conservação biológica
Área de proteção ambiental (APA)
Zoneamento ambiental
Data de publicação: 10-Fev-2020
Referência: AGUIAR, Renata Diniz. Índice de importância biológica baseado em análise multicriterial aplicado no zoneamento ambiental. 2019. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Propus uma ferramenta de priorização de áreas para conservação baseada no conceito de importância biológica e análise hierárquica. A ferramenta é a Camada de Importância Biológica (CIB), e se trata da hierarquização dos indicadores “Riqueza”, “Endemismo” e “Ameaça”, de acordo com suas importâncias para identificar porções da paisagem com maior vocação para a conservação. Analisei a eficácia do CIB por meio da comparação dos resultados de um estudo de caso com outra metodologia de importância biológica, o Valor de Importância Biológica (VIB). No estudo de caso, o CIB conseguiu explicar melhor os indicadores que o VIB. Para o CIB a paisagem mais importante foi o campo, enquanto que para o VIB foi o cerradão. Além disso, elaborei Zoneamentos Ambientais, sendo um baseado no CIB e outro no VIB. Para a área de estudo, o Zoneamento Ambiental baseado no CIB priorizou mais áreas que o do VIB.
Abstract: I proposed a tool for prioritizing areas for conservation based on the concept of biological importance and hierarchical analysis. The tool is named “Camada de Importância Biológica” (CIB), and it is the hierarchy of the indicators "Richness", "Endemism" and "Threat", according to their importance to identify portions of the landscape with a greater vocation for conservation. I analyzed the effectiveness of CIB by comparing the results of a case study with another methodology of biological importance, the “Valor de Importância Biológica” (VIB). In the case study, the CIB was able to explain the indicators better than the VIB. For the CIB the most important landscape was the course, while for the VIB it was the cerradão. In addition, I developed Environmental Zoning, one based on the CIB and another on the VIB. For the study area, the CIB-based Environmental Zoning prioritized more areas than the VIB.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Florestal (FT EFL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.