Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36907
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AlexaniaAbadianiaDuas.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Alexânia & Abadiânia : duas cidades novas para Brasília
Autor(es): Pereira, Pedro Henrique Maximo
Trevisan, Ricardo
Assunto: Alexânia (GO)
Abadiânia (GO)
Urbanismo
Data de publicação: Mai-2019
Editora: ANPUR, UFRN
Referência: PEREIRA, Pedro Henrique Maximo; TREVISAN, Ricardo. Alexânia & Abadiânia: duas cidades novas para Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 18., 2019, Natal. Anais […]. Natal: ANPUR; UFRN, 2019. Disponível em: http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=778. Acesso em: 13 fev. 2020.
Resumo: Este trabalho refere-se às cidades novas Alexânia e Abadiânia. Ambas situam-se em Goiás no percurso da rodovia Brasília-Anápolis - parte do trajeto da rodovia Belém-Brasília -, e possuem relação de proximidade com a nova capital federal – 85 km e 115 km respectivamente. São cidades oriundas, assim como a nova capital, de processos de relocação de suas antigas sedes: Alexânia foi relocada de Olhos D’Água e Abadiânia de Posse D’Abadia. Alexânia é fruto da ação empreendedora de Alex Abdallah, cujo projeto foi elaborado pela Empresa Brasil de Imóveis Limitada em 1957 e executada pelo engenheiro alemão Fritz Gezets. Abadiânia foi projetada e executada pelo agrimensor Nilton Rabello em 1961, fruto de uma negociação que datava desde 1956 entre Bernardo Sayão e Oribes Gontijo, o então prefeito do município. Estes casos ainda se encontram inexistentes na historiografia do urbanismo brasileiro, portanto, vislumbramos uma contribuição histórica e teórica com estes fatos inéditos a partir desta pesquisa inédita. Neste documento são expostos seus projetos e seus processos iniciais de ocupação.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Teoria e História (FAU THA)
Licença: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo professor Ricardo Trevisan, em 10 de fevereiro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir dessa data. A obra contínua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.