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Título: Percursos infantis no Sol Nascente (DF) : narrativas sobre o território
Autor(es): Paim, Nayla Nobre
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Infância - aspectos sociais
Pobreza - aspectos sociais
Ceilândia (DF)
Geografia da Infância
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: PAIM, Nayla Nobre. Percursos infantis no Sol Nascente (DF): narrativas sobre o território. 2019. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente dissertação aborda a infância, suas espacialidades e suas geografias, no Setor Habitacional do Sol Nascente, Distrito Federal. Por meio das vozes, olhares, saberes e percursos de seis crianças, com idades entre 8 e 11 anos, procuramos apreender como elas vivenciam o território da sua comunidade, por onde andam/circulam, como é a relação delas com a comunidade. A pesquisa foi fundamentada nos campos da Geografia da Infância e Sociologia da Infância e na abordagem Histórico-Cultural vigotskiana, no que diz respeito aos conceitos de vivência (perejivanie) e meio (sredá). Como metodologia qualitativa utilizamos: métodos móveis, narrativas, métodos visuais e elaboração de mapas vivenciais. O estudo possibilitou verificar que as crianças reconstroem lugares por meio de suas brincadeiras, que (re)significam e ocupam espaços antes não pensados para elas, tornando-os espaços-territórios nos quais materializam suas infâncias; Os territórios de infância construídos no Sol Nascente são: os córregos, a chácara, os campos de futebol e as ruas, nos quais as crianças brincam e desenvolvem suas culturas de pares; As vozes dessas crianças de periferia apontam que elas forjam seus espaços de brincar, não sendo necessariamente na rua; Há proximidade com o mundo adulto, trazendo indícios de que as concepções de infância dessa comunidade estão distantes do angelical, vulnerável e incapaz; As crianças estabelecem com a comunidade relações afetivas e funcionais, que contribuem para a construção de suas identidades em continua relação com os espaços geográficos e que influenciam nos seus modos de ser, de saber e de estar no mundo.
Abstract: The present dissertation discusses the childhood, its spatialities and its geographies, in the housing sector of Sol Nascente, Distrito Federal, Brazil. Through the voices, views, knowledge and pathways of six children, aged between 8 and 11 years old, we seek to apprehend how they experience the territory of their community, where they walk/circulate, how they relate to the community. The research was based on the fields of geography of childhood, Sociology of childhood and the Vigotskian historical-Cultural approach, with regard to the concepts of experience (perejivanie) and medium (sredá). As a qualitative methodology we used: mobile methods, narratives, visual methods and the development of experiential maps. The study made it possible to verify that children rebuild places through their plays, which (re)signify and occupy spaces previously not thought to them, making them spaces-territories in which they materialize their childhoods; The childhood territories built in the Sol Nascente are: the streams, the farm, the football fields and the streets, in which children play and develop their peer cultures; The voices of these inner city children point out that they forge their playplaces, not necessarily on the street; There is proximity to the adult world, bringing evidence that the childhood conceptions of this community are distant from the angelic, vulnerable and incapable; The children establish affective and functional relationships with the community, which contribute to the construction of their identities in the continuing relationship with the geographic spaces and influencing their ways of being, knowing and being in the world.
Resumen: El presente trabajo final de máster discute la niñez, sus espacialidades y sus geografías, en el Sector Residencial Sol Nascente, Distrito Federal, Brasil. A través de las voces, miradas, conocimiento y recorridos de seis niños, de entre 8 y 11 años, buscamos aprehender cómo experimentan el territorio de su comunidad, donde caminan/circulan, cómo se relacionan con la comunidad. La investigación se basó en los campos de la geografía de la infancia y la sociología de la infancia y en el enfoque histórico-cultural Vigotskiano, con respecto a los conceptos de experiencia (perejivanie) y medio (sredá). Como metodología cualitativa usamos: métodos móviles, narrativas, métodos visuales y desarrollo de mapas experienciales. El estudio hizo posible verificar que los niños reconstroyen lugares a través de sus juegos, que (re)significan y ocupan espacios que antes no se les pensaban, haciéndolos espacios-territorios en los que materializan sus infancias; Los territorios infantiles construidos en el Sol Nascente son: los arroyos, la granja, los campos de fútbol y las calles, en los que los niños juegan y desarrollan sus culturas pares; Las voces de estos niños periféricos señalan que forjan sus lugares de juego, no necesariamente en la calle; Hay proximidad al mundo de los adultos, trayendo evidencia de que las concepciones infantiles de esta comunidad están alejadas de los angelicales, vulnerables e incapaces; Los niños establecen relaciones afectivas y funcionales con la comunidad, que contribuyen a la construcción de sus identidades en la continua relación con los espacios geográficos y que influyen en sus formas de ser, conocer y estar en el mundo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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