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2019_AnaPaulaVasconcellosMoreira.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBezerra Júnior, Belidson Dias-
dc.contributor.authorMoreira, Ana Paula Vasconcellos-
dc.date.accessioned2020-02-19T21:19:23Z-
dc.date.available2020-02-19T21:19:23Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.date.submitted2019-07-30-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ana Paula Vasconcellos. “Garotos podem brincar de chazinho”: quirizando as práticas pedagógicas na educação em visualidades. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36956-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação vinculou práticas pedagógicas na educação em visualidades aos estudos queer, para se pensar processos de ensinar e aprender não normatizadores e questionadores da escola enquanto regime de verdade. Refiz, para tanto, o meu itinerário de atuação como professora de artes visuais, a fim de sistematizar e discutir práticas pedagógicas que foram marcadas por conflitos de gênero e sexualidade, desenvolvidas com estudantes da educação básica de uma escola privada de Brasília. O percurso correspondeu a três anos de atuação no ensino fundamental I e II, quando busquei modos de intervir que subvertessem algumas determinações curriculares institucionais e suplantassem as dificuldades encontradas por estudantes ao entrar em contato com diferenças (especialmente de gênero) e com suas existências como seres políticos. A investigação abarcou três propostas práticas desenvolvidas no contexto dos projetos de trabalho, entre os anos de 2014 e 2016, para interpretar os discursos que permearam os dados visuais coletados, suas consequências imediatas e para avaliar as possibilidades de aprendizagem decorrentes desses processos. A análise das visualidades produzidas por estudantes de cinco turmas do segundo, quarto, quinto e nono ano do ensino fundamental, à luz das categorias pedagogia queer, biopoder e visualidades informou que a sua repercussão se deu na forma de aprendizagens e ruídos que extrapolaram os espaços conformados da escola.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Garotos podem brincar de chazinho” : quirizando as práticas pedagógicas na educação em visualidadespt_BR
dc.title.alternative“Boys also can play tea party” : the queering of pedagogical practices in visual educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeoria Queerpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordConflitos de gêneropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This inquiry dealt with the link between pedagogical practices in visual education and queer studies, in order to think of processes of teaching and learning as non-normalizers to question the school as a regime of truth. Therefore, I have revisited my itinerary as a teacher of visual arts, in order to systematize and discuss pedagogical practices that were marked by gender and sexuality conflicts, developed with students of basic education at a private school in Brasilia. The option corresponded to analyze three years of my teaching enactment in an elementary school, when I sought ways of intervening pedagogically that subvert some institutional curricular determinations and overcome the difficulties encountered by students when they come into contact with differences (especially dissents of gender) and with their existences as political beings. Thus, this inquiry encompassed three practical proposals developed through work projects between the years 2014 and 2016 to interpret the discourses that permeated the visual data collected, their immediate consequences and to evaluate the learning possibilities arising from these processes. The categories listed for the analysis of the visual data produced by students from five classes of the second, fourth, fifth and ninth grades were: queer pedagogy, biopower and visuality. This analysis reported that their repercussion occurred in the form of learning and nuisance that extrapolated the conformed spaces from school.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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