Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36982
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielladaConceiçãoLima.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_GabrielladaConceiçãoLima_PRODUTO.pdfProduto519,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Vanessa Carvalho de-
dc.contributor.authorLima, Gabriella da Conceição-
dc.date.accessioned2020-02-21T23:24:26Z-
dc.date.available2020-02-21T23:24:26Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.date.submitted2019-07-26-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriella da Conceição. A ficcionalização da ciência como recurso didático no ensino médio: investigando tópicos de relatividade do Delorean à USS Discovery. 2019. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36982-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o propósito de investigar uma forma de abordar os conceitos de Física Moderna para estudantes nativos digitais de forma contextualizada, tendo em vista a necessidade de uma formação cidadã, e conectada com o desenvolvimento tecnológico e social. Alicerçada nas teorias de Lev Vygotsky e Matthew Lipman, a utilização de obras de ficção científica, para mediar a aprendizagem dos estudantes de conceitos da Teoria da Relatividade Geral e Especial, perpassa temas transversais como representatividade e ética. Para tanto, foram escolhidas três obras de ficção científica: De Volta para o futuro I (1985), De Volta para o futuro II (1989) e a primeira temporada da série Star Trek: Discovery (2018). Foi desenvolvido um produto educacional formado por planos de aula, que devem nortear o professor durante a aplicação da sequência didática. Esta Sequência de Ensino Investigativo foi desenvolvida com a finalidade de introduzir, de forma qualitativa, os conceitos básicos de Relatividade Especial e Geral, bem como relacionar estes conceitos com outras áreas da física. Em suma, o que se pretende com este trabalho é, não apenas nortear o professor em tarefas da mesma natureza, como instrumentalizá-lo para que elabore de forma autônoma suas atividades dialógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA ficcionalização da ciência como recurso didático no ensino médio : investigando tópicos de relatividade do Delorean à USS Discoverypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensino - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordEnsino investigativopt_BR
dc.subject.keywordFicção científicapt_BR
dc.subject.keywordTeoria da relatividade geralpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The following article intends to investigate a way to approach Modern Physics concepts for digital natives students in a contextualized manner, owing to the necessity of a connected with the technological and social development education and a citizenship training, based on Lev Vygotsky and Matthew Lipman theories. The study starts from the use of science fiction works to mediate students' learning of Theory of General and Special Relativity concepts and crosses over transversal themes, such as representativeness and ethics. For that, two science fiction movies - Back to the Future (1985) and Back to the Future Part II (1989) - and the first season of science fiction series Star Trek: Discovery (2018) were chosen. An educational product formed by lesson plans was developed, which should guide the teacher throughout the application of the didatic sequence. This Sequence of Investigative Teaching was developed with the purpose of qualitatively introduce the basic concepts of Special and General Relativity, as well as relate those concepts to other areas of physics. This product is a totally dialogic activity. In short, the aim of this article is not only to guide the teacher in tasks of the same nature, but also to instrumentalize him so that he can autonomously elaborate his activities.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.