Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Lima, Gabriella da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-21T23:24:26Z | - |
dc.date.available | 2020-02-21T23:24:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Gabriella da Conceição. A ficcionalização da ciência como recurso didático no ensino médio: investigando tópicos de relatividade do Delorean à USS Discovery. 2019. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36982 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o propósito de investigar uma forma de abordar os conceitos de
Física Moderna para estudantes nativos digitais de forma contextualizada, tendo em
vista a necessidade de uma formação cidadã, e conectada com o desenvolvimento
tecnológico e social. Alicerçada nas teorias de Lev Vygotsky e Matthew Lipman, a
utilização de obras de ficção científica, para mediar a aprendizagem dos estudantes de
conceitos da Teoria da Relatividade Geral e Especial, perpassa temas transversais como
representatividade e ética. Para tanto, foram escolhidas três obras de ficção científica:
De Volta para o futuro I (1985), De Volta para o futuro II (1989) e a primeira
temporada da série Star Trek: Discovery (2018). Foi desenvolvido um produto
educacional formado por planos de aula, que devem nortear o professor durante a
aplicação da sequência didática. Esta Sequência de Ensino Investigativo foi
desenvolvida com a finalidade de introduzir, de forma qualitativa, os conceitos básicos
de Relatividade Especial e Geral, bem como relacionar estes conceitos com outras áreas
da física. Em suma, o que se pretende com este trabalho é, não apenas nortear o
professor em tarefas da mesma natureza, como instrumentalizá-lo para que elabore de
forma autônoma suas atividades dialógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A ficcionalização da ciência como recurso didático no ensino médio : investigando tópicos de relatividade do Delorean à USS Discovery | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da relatividade geral | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following article intends to investigate a way to approach Modern Physics concepts
for digital natives students in a contextualized manner, owing to the necessity of a
connected with the technological and social development education and a citizenship
training, based on Lev Vygotsky and Matthew Lipman theories. The study starts from
the use of science fiction works to mediate students' learning of Theory of General and
Special Relativity concepts and crosses over transversal themes, such as
representativeness and ethics. For that, two science fiction movies - Back to the Future
(1985) and Back to the Future Part II (1989) - and the first season of science fiction
series Star Trek: Discovery (2018) were chosen. An educational product formed by
lesson plans was developed, which should guide the teacher throughout the application
of the didatic sequence. This Sequence of Investigative Teaching was developed with
the purpose of qualitatively introduce the basic concepts of Special and General
Relativity, as well as relate those concepts to other areas of physics. This product is a
totally dialogic activity. In short, the aim of this article is not only to guide the teacher
in tasks of the same nature, but also to instrumentalize him so that he can autonomously
elaborate his activities. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|