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Título: Os "caídos" de Joaquim Manuel de Macedo : proselitismo político e experimentalismo no romantismo brasileiro
Autor(es): Serra, Tania Rebelo Costa
Assunto: Macedo, Joaquim Manuel de, 1820-1882
Realismo
Naturalismo
Romantismo
Data de publicação: 2004
Referência: SERRA, Tânia Rebelo Costa. Os "caídos" de Joaquim Manuel de Macedo: proselitismo político e experimentalismo no romantismo brasileiro. Cerrados: revista do curso de pós-graduação em literatura, Brasília, ano 13, n. 17, p. 165-169, 2004.
Resumo: Este trabalho é a continuação de outro, apresentado no VI Seminário Internacional de História da Literatura, da PUC/RS, em outubro de 2003, intitulado: "Os abismos de Voragem (1867), de Joaquim Manuel de Macedo. Pré-Realismo/Naturalismo no Romantismo brasileiro?", no qual discuto a questão da periodização literária no poema narrativo Mazelas da atualidade. Romances de Improviso Voragem. No atual trabalho, apresentarei a introdução, na obra de Macedo, do tema do "caído", em contraposição ao da "caída", ou cortesã de alma branca. Após recuperar historicamente a origem deste tema, e seu desenvolvimento desde meados do século XVIII até quase o fim do século XIX, verificarei como sua "atualização" teve como conseqüência, não só a renovação do público, como também da temática na obra do escritor fluminense. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper is the follow up of a previous one presented ai lhe 6th International Seminar on History of Literature, at the PUC RS, in October 2003, titled: "The abyss in Voragem (1867), by Joaquim Manuel de Macedo. Pre-Realism/Naturalism in Brazilian Romanticism", in which I discussed the question of líterary periods in the ivork Mazelas da Atualidade. Romances de Improviso. Voragem. In the present paper I will present the introduction in Macedo's ivork of the male version of the "fallen angel" theme, the caído, as opposed to the common female version of that theme: the prostitute ivith a "white soul", the caída. After researching the historical origin of that theme and its development from the middle of the 18th Century until almost the end of the 19th Century, I draiu the conclusion that the change brought about by Macedo had as a main residi the change of his traditlonal public.
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