Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Ricardo José de | - |
dc.contributor.author | Paranhos, Isabela Levi | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-28T20:14:19Z | - |
dc.date.available | 2020-02-28T20:14:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.citation | PARANHOS, Isabela Levi. Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37018 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática de exercícios físicos traz benefícios ao funcionamento das funções
executivas e ao desempenho acadêmico. Com base na hipótese de que aulas de circo são
uma atividade física que exigem maior engajamento cognitivo de seus participantes, o
objetivo desta pesquisa foi avaliar se crianças submetidas a uma intervenção física com
aulas de circo exibiam melhores padrões de desempenho em tarefas neuropsicológicas e
desempenho escolar comparadas ao grupo controle. Através de delineamento pré-teste e
pós-teste, foram mensurados o desempenho de alunos do 4º e 5º anos do ensino
fundamental de uma escola de Brasília. Participaram 57 estudantes com idades entre 8 e
12 anos, distribuídos em uma das duas condições disponíveis. Os resultados
demonstraram que não houve diferença significativa em nenhum dos grupos no pós-teste.
A análise do índice de mudança relativa, do tamanho do efeito eta quadrado parcial e do
índice d de Cohen revelaram alguns benefícios para o grupo experimental. Conclui-se
que as aulas de circo, da forma aqui implementada, não foram suficientes para produzir
efeitos nas funções executivas e no desempenho acadêmico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Circos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neuropsicologia - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aulas de circo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The practice of physical activity benefits the functioning of executive functions
and academic performance. Based on the hypothesis that circus classes are a physical
activity that require cognitive engagement, the objective of this research was to evaluate
if children whoo took to a circus classes exhibited better performance standards in
neuropsychological tasks and academic achievement compared to the control group.
Through a pre-test and post-test design, the performance of 4th and 5th grade students
from a school in Brasilia was measured. Fifty seven students aged 8 to 12 years, in one
of two conditions. The results showed that there was no significant difference in any of
the post-test groups. The analysis of the relative change rate, the size of the partial square
eta effect, and the Cohen d index revealed some benefits for the experimental group. It
was concluded that circus classes were not enough to produce effects on executive
functions and academic performance, but there was a potential for improvement in
performance after the intervention, reinforcing the importance and effectiveness of the
investment in executive functions with physical activities. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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