Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Devechi, Catia Piccolo Viero | - |
dc.contributor.author | Rincon, Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T18:23:40Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T18:23:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-27 | - |
dc.identifier.citation | RINCON, Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos. Formação de professores para 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal. 2019. 230 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37033 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa analisar como os cursos de formação para docência no 1º Ciclo do
Ensino Básico têm se organizado nas universidades e institutos politécnicos portugueses, a
fim de contribuir com algumas reflexões sobre a relação da formação docente nessa etapa de
ensino com a necessidade de aquisição de competências voltadas para a atuação profissional.
Para isso, a pesquisa buscou conhecer a forma de organização curricular e o espaço de
autonomia dos cursos, bem como a percepção dos diretores/coordenadores em relação aos
propósitos formativos a partir das orientações do Processo de Bolonha; identificar a
concepção dos diretores/coordenadores dos cursos sobre as necessidades do professor do
primeiro ciclo em relação à formação humanística; averiguar as diferenças e aproximações
entre a formação humanística oferecida nos cursos politécnicos e nos cursos universitários;
discutir em que sentido podemos aprender sobre a formação de professores para os anos
iniciais no Brasil a partir do contexto formativo de Portugal. A metodologia utilizada foi a
Educação Comparada na perspectiva da hermenêutica. Para atingir os objetivos da pesquisa,
foram realizadas entrevistas com gestores de instituições de educação superior portuguesas e
análise documental. Percebemos questões que precisam ser enfrentadas na formação docente
nos cursos universitários e politécnicos portugueses, porém vários pontos observados nos
permitiram apresentar algumas reflexões que podem contribuir na aprendizagem sobre o tema
no contexo brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de ensino básico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação humanística | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to analyze how the training courses for teaching in the 1st Cycle of
Basic Education have been organized in the Portuguese universities and polytechnical
institutes, in order to contribute with some reflections on the relation of the teacher formation
in this stage of education with the necessity of acquisition of competencies focused on
professional performance. Thus, the research sought to know the curricular organization and
the area of autonomy of the courses, as well as the perception of the directors/coordinators in
relation to the formative purposes from the guidelines of the Bologna Process; to identify the
design of the course directors/coordinators on the needs of the first cycle teacher in relation to
humanistic training; to ascertain the differences and approximations between the offered
humanistic training in the polytechnic courses and in university courses; to discuss in what
sense we can learn about teacher education for the initial years in Brazil from the formative
context of Portugal. The used methodology was the Comparative Education in the perspective
of hermeneutics. To reach the research objectives, interviews with managers of Portuguese
undergraduate and graduate institutions and documentary analysis were carried out. We
perceived issues that need to be faced in teacher training in Portuguese universities and
polytechnic courses, but several points have allowed us to present some reflections that may
contribute in the learning on the subject under the Brazilian context. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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