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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrado, Safira Micaelle Andrade do-
dc.contributor.authorSantos, Kaliana Silva-
dc.contributor.authorSilva, Cláudio Nei Nascimento da-
dc.date.accessioned2020-03-05T15:30:20Z-
dc.date.available2020-03-05T15:30:20Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationPRADO, Safira Micaelle Andrade do; SILVA, Kaliana; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. A pesquisa brasileira sobre permanência e êxito no ensino técnico no período de 2009 a 2018. In: JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO, 4., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivjorneduc/175151-A-PESQUISA-BRASILEIRA-SOBRE-PERMANENCIA-E-EXITO-NO-ENSINO-TECNICO-NO-PERIODO-DE-2009-A-2018. Acesso em: 05 mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37051-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estado da arte da produção científica brasileira no período de 2009 a 2018 acerca da evasão na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Utilizou-se como plataforma de busca a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. As produções analisadas tiveram como foco a permanência, o êxito e a evasão no contexto da EPT. O período de recorte escolhido considera a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, fato que provocou maior expansão e preocupação com a EPT no contexto educacional brasileiro. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade do reconhecimento das causas e possíveis soluções levantadas no meio acadêmico para o fracasso ou êxito na EPT. A análise revelou que os motivos mais recorrentes da evasão advêm da dificuldade de conciliação entre estudo e trabalho, além das dificuldades de aprendizagem, como, também, pela recorrente inflexibilidade das instituições frente às necessidades individuais dos alunos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherEven3pt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleA pesquisa brasileira sobre permanência e êxito no ensino técnico no período de 2009 a 2018pt_BR
dc.title.alternativeLa investigación brasileña sobre permanencia y éxito en la enseñanza técnica en el período de 2009 a 2018pt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://www.even3.com.br/anais/ivjorneduc/-
dc.description.abstract2El presente trabajo tiene como objetivo presentar un estado del arte de la producción científica brasileña en el período de 2009 a 2018 sobre la evasión en la Educación Profesional y Tecnológica - EPT. Se utilizó como plataforma de búsqueda la Biblioteca Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD, coordinada por el Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Las producciones analizadas tuvieron como foco la permanencia, el éxito y la evasión en el contexto de la EPT. El período de recorte elegido considera la creación de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, por medio de la ley 11.892 del 29 de diciembre de 2008, hecho que provocó mayor expansión y preocupación con la EPT en el contexto educativo brasileño. Esta investigación se justifica por la necesidad del reconocimiento de las causas y posibles soluciones planteadas en el medio académico para el fracaso o éxito en la EPT. El análisis reveló que los motivos más recurrentes de la evasión provienen de la dificultad de conciliación entre estudio y trabajo, además de las dificultades de aprendizaje, como también por la recurrente inflexibilidad de las instituciones frente a las necesidades individuales de los alumnos.pt_BR
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