Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fortaleza, Eugênio Liborio Feitosa | - |
dc.contributor.author | Cuéllar Sánchez, William Humberto | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T18:28:33Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11T18:28:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-01 | - |
dc.identifier.citation | CUÉLLAR SÁNCHEZ, William Humberto. Controle híbrido para compensador de heave de uma coluna de perfuração. 2019. xvi, 106 f., il. Tese (Doutorado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37074 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O compensador de heave é um sistema que mitiga a transmissão do movimento de heave dos
navios para certos equipamentos. Na indústria petrolífera, um compensador de heave permite a
perfuração em ambientes offshore. O compensador de elevação atenua o movimento transmitido
da embarcação à coluna de perfuração e à broca, garantindo a segurança e a eficiência do processo
de perfuração. Os tipos comuns de compensadores de heave são compensadores passivos
(hidropneumático), ativos, semi-ativos e híbridos. Duas operações com compensador de heave
são estudadas nesta tese, com broca livre e em contato com a formação. A primeira parte desta
tese dedica-se aos compensadores de movimento passivo e semi-ativo com broca livre, e três pontos
são abordados. Primeiro, uma análise da influência do módulo volumétrico na performance do
compensador passivo e propõe-se uma condição simples para determinar se pode ser negligenciado
da modelagem. Segundo, a metodologia para projetar compensadores de heave passivos com
a resposta de freqüência desejada. Terceiro, quatro metodologias de controle para o compensador
semi-ativo são testadas e comparadas numericamente.
A segunda parte desta tese dedica-se aos compensadores passivo e híbrido de heave com broca
em contato. Dois efeitos de atrito seco do compensador passivo durante a perfuração offshore para
operações em contato. A primeira é a variação da taxa de atenuação do movimento de heave transmitido
à coluna de perfuração em função da amplitude do movimento da plataforma. A segunda
é a Vibração Induzida pelo Compensador (CIV), que induz oscilações longitudinais de freqüências
superiores ao movimento de elevação. Esses fenômenos são explicados por uma análise das
forças do compensador passivo (linearização e espectro de frequência) e uma análise modal da
coluna com compensador passivo (formas dos modos de vibração e condições de contorno). Além
disso, um controle é proposto para mitigar o movimento de heave e o fenômeno de CIV, o qual
é composto por dois controles independentes, um feedforward não linear para mitigar o atrito
seco não linear e um controle CRONE (abreviação francesa de controle robusto de ordem não
inteira) feedback para mitigar o CIV . Este controle reduz drasticamente o CIV e a transmissão
do movimento de heave. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Controle híbrido para compensador de heave de uma coluna de perfuração | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compensador de heave | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suspensão hidropneumática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Módulo volumétrico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vibrações induzidas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Heave compensator is a system that mitigates transmission of heave movement from the vessel to
the equipment. In drilling oil industry, heave compensators enables drilling in offshore environments.
Heave compensator attenuates movement transmitted from the vessel to the drill string and
drill bit ensuring security and efficiency of the offshore drilling process. Common types of heave
compensators are passive (PHC), active, semi-active and hybrid compensators. Two operations
with heave compensator are studied in this thesis, with non-contact and with contact of drill bit
with the formation. The first part is dedicated to the passive and semi-active heave compensators
with non-contact drill bit and three points are addressed. First, a bulk modulus analysis obtains a
simple condition to determine if the bulk modulus can be neglected in the model of passive heave
compensator. Second, the methodology to design passive heave compensators with the desired
frequency response. Third, four control methodologies for semi-active heave compensator are
tested and compared numerically.
The second part of this thesis is dedicated to the passive and the hybrid heave compensators
with drill bit in contact. Two effects of seal friction of passive compensator during offshore drilling
for contact and non-contact operations are addressed. The first is attenuation rate variation of
the transmitted heave movement in function of the amplitude of the platform motion. The second
is Compensator Induced Vibration (CIV), which induces longitudinal oscillations on frequencies
higher than the heave motion frequencies. These phenomena are explained by an analysis of PHC
forces (linearization and frequency spectra) and a modal analysis of the drill string dynamic with
PHC (mode shapes and boundary conditions). Furthermore, a control is proposed to mitigate
heave motion and CIV phenomenon, it is composed of two loops, a nonlinear feed forward to mitigate
the nonlinear seal friction and a CRONE (French abbreviation of non-integer order robust
control) control to address the CIV. This control drastically reduces the CIV and the transmission
of heave motion. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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