http://repositorio.unb.br/handle/10482/37106
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2005_OtavioRangeldeOeCavalcante.pdf Restrito | 7,88 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Título: | Estudo das tensões na solda da alma de vigas de aço alveolares em estruturas mistas |
Outros títulos: | Study of the stresses on the web weld of open-web steel beam used in composite steel-concrete structures |
Autor(es): | Cavalcante, Otávio Rangel de Oliveira e |
Orientador(es): | Bezerra, Luciano Mendes |
Assunto: | Estruturas mistas Aço Vigas |
Data de publicação: | 20-Mar-2020 |
Data de defesa: | 11-Ago-2005 |
Referência: | CAVALCANTE, Otávio Rangel de Oliveira e. Estudo das tensões na solda da alma de vigas de aço alveolares em estruturas mistas. 2005. xxvi, 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Resumo: | Em geral, principalmente no Brasil, as estruturas tradicionais ou são de concreto ou de aço. A viga mista de aço-concreto corresponde justamente ao meio termo, que pode ser entendida como um sistema em que um perfil de aço (laminado, dobrado ou soldado) trabalha em conjunto com o concreto. Esta solução permite ter uma estrutura mais eficiente tendo, em vista um melhor aproveitamento das propriedades resistentes do aço e do concreto, além de vantagens construtivas. Este estudo se prenderá ao uso de vigas metálicas alveolares (com alvéolos hexagonais) em estruturas mistas (aço+concreto) que além de serem mais leves, possibilitam uma maior resistência ao momento fletor. Isto porque uma viga alveolar de mesmo peso que uma maciça, possui maior distância entre a linha neutra e às fibras tracionadas. Em outras palavras, para uma mesma carga, as vigas mistas alveolares podem apresentar menor tensão nos flanges ou maior capacidade resistiva. Geralmente, as vigas alveolares de aço são fabricadas a partir de dois perfis em T laminados que são adequadamente cortados e posteriormente soldados pela alma dos “T” formando assim as vigas alveolares. A solda unindo os dois perfis “T” localiza-se no centro (ou centróide) da alma da viga de aço alveolar resultante. Quando usada isoladamente, sem associação com a laje de concreto armado, tais vigas alveolares possuem tensão normal de flexão nula no centróide onde se localiza a linha de solda. Entretanto, esta situação não é verificada quando tal viga é usada em conjunto com a laje de concreto como ocorre em vigas mistas. Neste caso, há um deslocamento da linha neutra, gerando tensões na região solda da viga de aço. Tais tensões nem sempre são consideradas na verificação quanto à resistência da solda. Este estudo se propõe a estudar as tensões atuantes no cordão de solda, quando tais vigas alveolares de aço são utilizadas em estruturas mistas. Este trabalho também desenvolve algumas formulações analíticas aplicáveis ao dimensionamento da solda das vigas alveolares de aço. Para subsidiar as formulações analíticas, este trabalho também apresenta análises detalhadas com elementos finitos das tensões atuantes nos cordões de solda da viga alveolar de aço. |
Abstract: | In general, especially in Brazil, structures are traditionally and entirely made of reinforced concrete or steel. Steel-concrete composite beam is a middle term and may be understood as a system in which a steel-section (laminated, cold formed or welded) works together with a concrete slab as a unique interconnected structure. This solution allows a more efficient structural system since it is possible a better exploration of the strengths of steel and concrete, besides constructive advantages. This study is concerned with the use of open-web steel-beam (with hexagonal holes) in composite steel-concrete beams which are lighter and more resistant to bending moment. This better resistance is because open-web beams are taller than the common solid (no open-web) beams of the same weight and, accordingly, provide larger distances between neutral axis and outer surface (where maximum tension takes place). In other words, for the same loading, open-web beams may show less stress on the flanges or better bending moment resistance. Generally, open-web steel beams are made from two “T” laminated sections which are appropriately cut and, afterward, welded by the “T” webs thus originating the open-web beams. The welds connecting the two “T” sections are located in the center line (or centroid) of the resultant manufactured open-web steel beam. When used separately, without interconnection with a reinforced concrete slab, such steel open-web beams have no bending stress acting on the centroid of the web where the weld line is located. However, this situation is not found when such open-web beam is used interconnected with the concrete slab as in composite steel-concrete beam. In this case, there is a displacement of the neutral axis, generating stresses in the weld area of the open-web steel beam. Such stresses are not always taken into consideration in the verification of the weld resistance. This work studies the stresses acting in the weld line, when such open-web steel beam is used as a composite steelconcrete structure. This study also develops analytic formulations applicable to the design of the weld line in open-web steel beam. To back the analytical formulations this work also presents detailed finite element analyses of the stresses on the weld strings of the open-web steel beam |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2005. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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