http://repositorio.unb.br/handle/10482/37152
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_DaniellaGonçalvesCabeceiradeAzevedo.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A atuação do tutor como premissa para a qualidade da educação a distância no Poder Judiciário |
Autor(es): | Azevedo, Daniella Gonçalves Cabeceira de |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Assunto: | Ensino a distância Poder Judiciário Tutores - formação Educação - avaliação Ensino a distância - avaliação |
Data de publicação: | 25-Mar-2020 |
Data de defesa: | 9-Jul-2019 |
Referência: | AZEVEDO, Daniella Gonçalves Cabeceira de. A atuação do tutor como premissa para a qualidade da educação a distância no Poder Judiciário. 2019. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Trata-se de pesquisa vinculada ao curso de Mestrado Acadêmico em Educação do PPGE- FE, na Universidade de Brasília. Linha de Pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Por meio do trabalho “Atuação do tutor como premissa para a qualidade da educação a distância no Poder Judiciário”, de cunho qualitativo, propõe-se, a partir de um estudo bibliográfico, documental e analítico da atuação de um grupo de tutores elementos capazes de auxiliar o tutor a se tornar um profissional melhor capacitado para a atividade de tutoria. Fundamentando-se, principalmente, em Palloff e Pratt (2002, 2004, 2013, 2015), que afirmam ser possível a formação de um tutor excelente, busca-se responder às seguintes perguntas: quais características e competências são necessárias à atuação do formador-tutor na Enfam? Existe relação entre a atuação do tutor e o nível de envolvimento e de participação dos alunos-juízes em cursos a distância? Quais são os componentes curriculares essenciais a um programa de formação de tutores adequado às características do público-alvo da Enfam? O objetivo geral deste trabalho foi investigar, junto aos tutores da EaD-Enfam, o que é ser tutor na educação a distância da Enfam, que adota um modelo de cursos baseado na interação e na colaboração, e como a atuação desse profissional pode ser melhor desenvolvida neste modelo. Para essa investigação, foi elaborado um questionário com questões abertas respondido por um grupo de 36 tutores que atuam na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. A análise apontou para competências, atribuições e características que precisam ser melhor desenvolvidas pelos tutores e melhor definidas por parte da Escola. Apresentou- se, também, alguns desafios a serem vencidos por quem trabalha com a EaD para a magistratura. Com base nos apontamentos feitos sobre as competências do tutor, foram propostos elementos curriculares para a formação e desenvolvimento desse profissional que atua como docente em cursos on-line, pois acredita-se que com a formação será possível executar a tutoria de forma a alcançar maiores níveis de qualidade na EaD. |
Abstract: | It ́s a research linked to the Academic Master's Degree in Education from PPGE-FE, at the University of Brasília. Research Line: Teaching Profession, Curriculum and Assessment. Through the work "Tutor's performance as a premise of the quality of distance education in the Judiciary", in a qualitative manner, and based on a bibliographical, documental and analytical study of the performance of a group of tutors, elements capable of assist the tutor are proposed in order to aid this tutor to become a better-qualified professional for the mentoring activity. Based mainly on Palloff and Pratt (2002, 2004, 2013, 2015), who affirm it is possible to prepare an excellent tutor, the following questions must be answered: which are the characteristics and competences necessary for the training-tutor at Enfam? Is there a relationship between the tutor ́s role and the involvement and participation level of the student-judges in distance courses? Which are the key curriculum components of a tutoring program that are appropriate to the characteristics of Enfam's target audience? The general purpose of this work was to investigate, along with EAD-Enfam tutors, what is a tutor in Enfam ́s distance education, which adopts a course model based on interaction and collaboration, and how this professional can develop his/her work in a better way using this model. For this investigation, was elaborated a questionnaire with open questions that was answered by a group of 36 tutors who work in the National School of Training and Improvement of Magistrates. The analysis pointed to competencies, attributions and characteristics that need to be better developed by tutors and better defined by the School. In addition were presented some challenges to be overcome by those who work with the EaD for the magistracy. Based on the notes about the tutor ́s competences, curricular elements were proposed for the training and development of this professional who works as a teacher in online courses, in order to allow tutoring process reach higher levels of quality in the Distance Education. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.