Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Paulo, Weslei Garcia de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-25T15:39:40Z | - |
dc.date.available | 2020-03-25T15:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.citation | PAULO, Weslei Garcia de. Militarização do ensino no estado de Goiás: implementação de um modelo de gestão escolar. 2019. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37153 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação se propõe a analisar o processo de militarização do ensino público de escolas
de Goiás, que se iniciou em 1999 e vem sendo ampliado desde meados de 2015, como ação de
controle social, transformando-se em políticas públicas, afastando a gestão escolar de uma
gestão democrática e implementando um modelo da cultura do medo pela imposição de
normas e valorização da meritocracia e da hierarquia. A partir desse processo, vários
municípios goianos militarizaram suas escolas por meio de uma diretriz político-educacional
do governo do Estado de Goiás - à época de Marconi Perillo, do PSDB, e mantido pelo atual
governo de Ronaldo Caiado, do DEM. O objetivo deste trabalho é compreender a gestão da
escola militarizada na Área Metropolitana de Brasília e sua relação com os sujeitos
envolvidos. As cidades goianas em que se localizam as escolas pesquisadas possuem as
mesmas características socioculturais, regiões periféricas, com alto índice de criminalidade e
com ausência de políticas públicas em cultura e saneamento básico. Os estudantes das escolas
estaduais militarizadas, entregues ao controle total da Polícia Militar de Goiás, passam a usar
fardas, ingressam na instituição escolar por meio de sorteio, aprendem exercícios físicos
militares e possuem disciplinas e formação baseada no regime militar semelhante aos quarteis.
Uma, entre tantas escolas goianas localizadas em Valparaíso de Goiás-GO, recebeu o modelo
implementado pela Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar. A gestão, antes
formada por professores da rede estadual, foi substituída por militares fardados e armados. O
corpo de coordenação passou a ser compartilhado entre pedagógico e disciplinar, sendo o
segundo formado por militares, e os docentes são proibidos de irem em assembleias e passam
a usar jalecos brancos. Não existe Grêmio Estudantil ou debates coletivos. Essa política segue
a agenda de um novo cenário político brasileiro onde o presidente busca aprovação da mesma
medida em nível nacional, juntamente com outras ações que buscam o engessamento da
educação, alinhando-as a uma tendência neoliberal tecnicista, como a Escola Sem Partido e a
Reforma do Ensino Médio. Para compreender esse processo, utilizamos do arcabouço teórico
do Materialismo Histórico Dialético, realizando análise documental, análise de conteúdo,
aplicação de questionário junto aos docentes de um colégio militarizado em Valparaíso de
Goiás-GO e observação de campo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Militarização do ensino no estado de Goiás : implementação de um modelo de gestão escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Militarização do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Goiás (GO) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master’s thesis aims to analyze the process of militarization in the public education of
schools in the State of Goiás, which began in 1999, has been expanded since mid-2015, as a
social control action, and transformed into public policies, moving school management away
from a democratic management and implementing a culture of fear model through the
imposition of rules and promotion of meritocracy and hierarchy. Based on this process,
several Goiás municipalities militarized their schools with the approval of a politicaleducational directive of the Goiás' government - at the time, under the administration of
Marconi Perillo, PSDB, and maintained by the current government under the administration
of Ronaldo Caiado, DEM. The purpose of this work is to understand the management of
militarized schools in the Metropolitan Area of Brasília and its relationship with the subjects
involved. The cities of Goiás where the researched schools are located have the same sociocultural characteristics, peripheral regions, with high crime rate and absence of public policies
on culture and basic sanitation. The students of the militarized state schools, whose total
control was given to the State Military Police, start to wear uniforms, enter the school
institution through a lottery, learn military exercises and have disciplines and training based
on the military regime similar to the headquarters. One school, among many schools in Goiás
located in Valparaíso de Goiás-GO, received the model implemented by the Education
Department in partnership with the Military Police. The management, formerly made up of
teachers from the state network, was replaced with armed and uniformed military personnel.
The coordinating body was shared between pedagogical and disciplinary division, the second
one being composed of military personnel, and teachers were prohibited from going to
assemblies and now they have to wear white coats. There is no Grêmio Estudantil [Students’
Representative Council] or collective debates. This military policy follows the agenda of a
new Brazilian political scenario where the president seeks approval in national level to this
policy and to other actions that seek the immobilization of education, aligning them with a
neoliberal technicist tendency, such as Escola Sem Partido and High School Reform. To
understand this process, we used the theoretical framework of Historical Dialectical
Materialism, performing documentary analysis, content analysis, questionnaire application
with the teachers of a militarized school in Valparaíso de Goiás-GO and field observation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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