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Título: Formando a infância : o papel do design na materialização da primeira infância através dos brinquedos
Autor(es): Oliveira, Jéssica Lane da Silva
Orientador(es): Viana, Dianne Magalhães
Assunto: Design de produto
Brinquedos
Infância
Primeira infância
Data de publicação: 26-Mar-2020
Referência: OLIVEIRA, Jéssica Lane da Silva. Formando a infância: o papel do design na materialização da primeira infância através dos brinquedos. 2019, 202 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Na perspectiva dos estudos contemporâneos da infância, esta é compreendida como uma construção social, que apresenta variações culturais e históricas. Sendo o design uma atividade capaz de dar forma a aspectos culturais em seus produtos, este trabalho tem como objetivo investigar o papel do design de produtos industriais na materialização de construções contemporâneas da primeira infância através dos brinquedos. Através de visita técnica, foram identificadas três empresas brasileiras de brinquedos que possuem uma equipe de design e produzem objetos para crianças de zero a três anos. Nos catálogos e páginas na internet dessas empresas, foram selecionados 94 brinquedos para crianças dessa faixa etária, produzidos nacionalmente, não-licenciados e que promovem a brincadeira livre. Elaborou-se um quadro para descrição dos aspectos materiais e conceituais desses brinquedos, e essas características foram posteriormente analisadas e relacionadas às construções contemporâneas da primeira infância. Também foi realizada entrevista com uma designer da equipe de uma das empresas identificadas. Os brinquedos analisados classificam-se como mordedores, chocalhos ou brinquedos de empilhar, encaixar e montar, e apresentam formas relacionadas ao conteúdo temático. Os brinquedos são multicoloridos, e apenas 35 deles produzem som e 25 possuem movimento. Esses objetos promovem a brincadeira sensorial, fantasiosa, ativa e solitária, têm conteúdos temáticos relacionados à natureza, figuras geométricas e objetos tecnológicos e do cotidiano, com simplificação dos elementos, hibridismo e antropomorfismo. Os dados permitem afirmar que os brinquedos analisados materializam três construções da primeira infância, evidenciadas pela preocupação em promover a segurança, o aprendizado e o desenvolvimento infantil: a criança como reprodutora de conhecimento, como ser inocente e primitivo, e como ser biológico. O design está intimamente relacionado com esse fenômeno, já que é responsável por decisões que incluem os temas, as formas, as cores, os materiais e os tipos de brincadeira desses objetos, domínios nos quais se encontram as construções da primeira infância.
Abstract: For the contemporary childhood studies, childhood is understood as a social construct, with cultural and historical variations. Since design is an activity capable of shaping cultural aspects in its products, this research aims to investigate the role of industrial product design in the materialization of contemporary early childhood constructions through toys. In a technical visit, three Brazilian toy companies that have a design team and produce objects for children from zero to three years old were identified. In the catalogs and websites of these companies, 94 nationally produced, unlicensed toys that promote free play were selected. A framework was developed to describe the material and conceptual aspects of these toys, and these characteristics were later analyzed and related to contemporary early childhood constructions. An interview was also conducted with a designer from one of the identified companies. The analyzed toys are classified as teethers, rattles or building blocks, and have shapes related to the thematic content. The toys are multicolored, and only 35 of them produce sound and 25 have movement. These objects promote sensory, fantasy, active and solitary play, have thematic contents related to nature, geometric figures and technological and everyday objects, with simplification of elements, hybridism and anthropomorphism. The data allow us to state that the toys analyzed materialize three early childhood constructions, evidenced by the concern to promote safety, learning and child development: the child as a reproducer of knowledge, as an innocent and primitive being, and as a scientific and biological being. Design is closely related to this phenomenon, as it is responsible for decisions that include the themes, shapes, colors, materials and types of play of these objects, domains in which early childhood constructions are found.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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