Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37177
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoãoBalbinoSilva.pdf11,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartinez, Elisa de Souza-
dc.contributor.authorSilva, João Balbino-
dc.date.accessioned2020-03-26T18:46:47Z-
dc.date.available2020-03-26T18:46:47Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.date.submitted2019-08-16-
dc.identifier.citationSILVA, João Balbino. Alfredo Ceschiatti na Catedral Metropolitana de Brasília: o valor da forma. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37177-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é analisar um conjunto de obras de Alfredo Ceschiatti que possuem temática judaico-cristã1. O foco está nos dois conjuntos integrados à Catedral Metropolitana de Brasília: Os evangelistas, na área externa, e Os anjos, na área interna daquele espaço. À análise desses conjuntos foi adicionado Os painéis da Igreja de São Francisco de Assis, em Pampulha, Minas Gerais; o Crucifixo que está integrado ao Plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília; a Pietà do Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Caeté, Minas Gerais e a variante dessa obra, em tamanho menor, que pertence a uma coleção particular. Foram construídos elos de relações entre essas obras para tratar a principal indagação da pesquisa: Como é estabelecida a relação dessas obras com o espaço – urbano ou arquitetônico – em que estão integradas? Para tanto, foi constituída uma base teórica diversificada, que deu suporte às associações construídas para a abordagem das obras. Foram estabelecidas relações das obras de Ceschiatti com outros artistas e depois das obras de Ceschiatti com outras que também são de sua autoria. Importou instigar reflexões sobre o processo de criação das obras de arte e elencar algumas obras e artistas que influenciaram Ceschiatti, dado que algumas, em certo grau, dialogaram pela forma e outras por sua disposição nos espaços urbano ou arquitetônico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlfredo Ceschiatti na Catedral Metropolitana de Brasília : o valor da formapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEsculturapt_BR
dc.subject.keywordCeschiatti, Alfredo, 1918-1989 - análise das obraspt_BR
dc.subject.keywordCatedral Metropolitana de Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - arquiteturapt_BR
dc.subject.keywordIgreja de São Francisco de Assis (MG)pt_BR
dc.subject.keywordEspaço (Arquitetura)pt_BR
dc.subject.keywordEspaço (Arquitetura) - planejamento urbanopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to analyze Alfredo Ceschiatti’s work that contains Judaic-Christian themes. It focuses in two groups integrated to the Metropolitan Cathedral of Brasília: Os evangelistas, in the external area, and Os anjos, inside this monument. Beside these groups, the analysis also embraces Os painéis in São Francisco de Assis’ Church, in Pampulha, Minas Gerais; Crucifixo in the Federal Suprem Court’s Plenary in Brasília; Pietà in Nossa Senhora da Piedade’s Sanctuary in Caeté, Minas Gerais, and its variaton in small size, that belongs to a private collection. Relations were built among these artworks, but the main purpose here were the question: How these works are integrated in the urbanistic or architectural spaces? For that, a diverse theoretical foundation was built giving a large frame for the artworks’ analysis. Relations between Ceschiatti’s and other artists’ work and also among Ceschiatti’s own production were stablished. It was important to instigate the artistic proccess and list some artists and artworks that had influence in Ceschiatti’s work, considering that some of them are connected by the form and others, by the works’disposition in urbanistic or architectural spaces.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.