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Título: A avaliação no 3º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Ensino fundamental - avaliação
Professores - formação
Avaliação de aprendizagem
Trabalho pedagógico
Data de publicação: 26-Mar-2020
Referência: FONTENELE, Gilcéia Leite dos Santos. A avaliação no 3º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília 2019.
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a avaliação da aprendizagem em uma unidade escolar pública do Distrito Federal e suas implicações na organização do trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental – anos finais. O campo de pesquisa foi um Centro de Ensino Fundamental vinculado à Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante – DF. A organização escolar em ciclo pressupõe progressão continuada das aprendizagens, sendo a avaliação formativa orientadora do professor nas decisões pedagógicas, a fim de favorecer condições para que as aprendizagens ocorram de maneira democrática. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso se embasou nos pressupostos metodológicos referenciados em Gamboa (2006) com base em três categorias: epistemológica, gnosiológica e ontológica, articulando teoria e prática, considerando a perspectiva crítico-dialética e as relações entre as concepções de homem, história e realidade. Para a construção dos dados foram realizadas: análise do Projeto Político-Pedagógico da escola (2018), das Diretrizes de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF (2014d), das Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3o Ciclo (2014b), do Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal (2015) e do Currículo em Movimento da SEEDF (2014a); e entrevista semiestruturada com professores dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Língua Inglesa, Artes, Educação Física e Ciências, duas coordenadoras pedagógicas, dois grupos focais com estudantes do 7o e do 9o ano e observações nas reuniões, nas coordenações pedagógicas e em sala de aula. A análise revelou que a avaliação ainda se desenvolve de maneira conservadora, centrando-se mais no professor, que enfatiza o seu caráter formal ligado a testes, provas e exercícios para atribuir notas. Observei, porém, que há tentativas de reversão dessa realidade. Quando os docentes e a escola procuram uma avaliação mais subjetiva e humanizada, utilizam instrumentos e procedimentos diversificados para avaliar e procuram considerar o estudante como sujeito de suas aprendizagens.
Abstract: This research aimed to analyze the evaluation of learning in a public school unit of the Distrito Federal and its implications in the organization of pedagogical work in the 3rd cycle of elementary school - final years. The field of research was a Center for Elementary Education linked to the Regional Coordination of Teaching of the Núcleo Bandeirante - DF. The school organization in the cycle presupposes a continuous progression of learning, and the formative assessment of the teacher in the pedagogical decisions in order to favor conditions for learning to occur in a democratic way. The research of qualitative approach of the case study type was based on the methodological assumptions referenced in Gamboa (2006) based on three categories: epistemological, gnosiological and ontological, articulating theory and practice, considering the critical-dialectical perspective and the relations between the conceptions of man, history and reality. For the construction of the data were carried out: analysis of the School's Political-Pedagogical Project (2018), the Diretrizes de Avaliação Educacional of the Secretaria of Educação of the DF (2014d), of the Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3o Ciclo (2014b), of the Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal(2015) and of the Currículo em Movimento da SEEDF (2014a); semi-structured interview with teachers of the curricular components of Portuguese Language, Mathematics, Geography, History, English Language, Arts, Physical Education and Sciences and with two pedagogical coordinators, two focus groups with 7th and 9th grade students and observations in the meetings, in the pedagogical coordinations and in the classroom. The analysis revealed that assessment still develops in a conservative way, focusing more on the teacher, who emphasizes his formal character bound in tests, tests and exercises to assign grades. I have observed, however, that there are attempts to reverse this reality, when teachers and the school seek a more subjective and humanized evaluation, use diverse instruments and procedures to evaluate and seek to consider the student as subject of their learning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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