Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Nivalda Assunção de | - |
dc.contributor.author | Maia, Giovanna Capra Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T23:32:06Z | - |
dc.date.available | 2020-03-26T23:32:06Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-01-05 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Giovanna Capra Brandão. Tecido : o texto, o têxtil, a tez. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37195 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Arte, da Universidade
de Brasília, como requisito para obtenção
do grau de Mestre em Arte.
Área de Concentração: Arte
Contemporânea. Linha de Pesquisa:
Poéticas Transversais.
Orientadora: Profª. Dra. Nivalda
Assunção de Araújo | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação situa-se no espectro da Arte Contemporânea, dedicando-se
aos aspectos práticos e teóricos da minha pesquisa poética. Nela são apresentados oito
trabalhos, em linguagens diversas, estruturados a partir da ideia de tecido, aqui
compreendido como um todo coeso formado por partículas mínimas, sejam fibras – num
têxtil – palavras – num texto – ou células – na pele. Há nesse conjunto uma tentativa de
favorecer um processo de retroalimentação entre teoria e prática, numa relação que se
pretende não hierárquica entre escrita e fatura. Não apenas uma ferramenta para desvelar a
obra, o processo de escrita se inseriu muitas vezes na gênese dos trabalhos aqui
apresentados. A partir dessa estrutura inicial, outros trabalhos práticos vão sendo abordados
por afinidades formais e/ou conceituais, bem como são inseridas as demais referências.
Dentre elas, destacam-se a obra de Joseph Beuys, Mona Hatoum, Richard Long, além de
frequentemente se insinuar uma noção de clássico, que, porém, chega a mim sobretudo por
meio de ruínas, como um passado inatingível e decadente. Destaca-se ainda um interesse
constante pela transitoriedade das formas que a matéria assume e nossa impotência diante
dessas inevitáveis transformações. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tecido : o texto, o têxtil, a tez | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea - tecido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea - texto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea - matéria | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Abstract: The following dissertation is situated in the spectrum of Contemporary Art,
dedicated to the practical and theoretical aspects of my poetic research. In it are presented
eight works, on varied languages, structured from the idea of tissue, here comprised of an
cohesive whole formed by minimal particles, being fibers – on a textile – words – on a text –
or cellules – on skin. Lies in this ensemble an attempt of favoring a process of retro
nourishment between theory and practice, in a relation that intends to be non-hierarchical
between writing and making. Not only a tool to unveil the work, the writing process have been
inserted many times on the genesis of the works here presented. From this initial structure,
previous works are being approached by formal and/or conceptual affinities, as well as other
references. Among them, are highlighted the works of Joseph Beuys, Mona Hatoum, Richard
Long, besides frequently insinuating itself on a notion of classic, that, however, comes to me
especially from ruins, an unattainable and decadent past. Also stands out a constant interest
for the transience of the forms the matter assumes and our impotency before these inevitable
transformations. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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