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2019_GiovannaCapraBrandãoMaia.pdf17,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAraújo, Nivalda Assunção de-
dc.contributor.authorMaia, Giovanna Capra Brandão-
dc.date.accessioned2020-03-26T23:32:06Z-
dc.date.available2020-03-26T23:32:06Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.date.submitted2019-01-05-
dc.identifier.citationMAIA, Giovanna Capra Brandão. Tecido : o texto, o têxtil, a tez. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37195-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arte, da Universidade de Brasília, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Arte. Área de Concentração: Arte Contemporânea. Linha de Pesquisa: Poéticas Transversais. Orientadora: Profª. Dra. Nivalda Assunção de Araújopt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação situa-se no espectro da Arte Contemporânea, dedicando-se aos aspectos práticos e teóricos da minha pesquisa poética. Nela são apresentados oito trabalhos, em linguagens diversas, estruturados a partir da ideia de tecido, aqui compreendido como um todo coeso formado por partículas mínimas, sejam fibras – num têxtil – palavras – num texto – ou células – na pele. Há nesse conjunto uma tentativa de favorecer um processo de retroalimentação entre teoria e prática, numa relação que se pretende não hierárquica entre escrita e fatura. Não apenas uma ferramenta para desvelar a obra, o processo de escrita se inseriu muitas vezes na gênese dos trabalhos aqui apresentados. A partir dessa estrutura inicial, outros trabalhos práticos vão sendo abordados por afinidades formais e/ou conceituais, bem como são inseridas as demais referências. Dentre elas, destacam-se a obra de Joseph Beuys, Mona Hatoum, Richard Long, além de frequentemente se insinuar uma noção de clássico, que, porém, chega a mim sobretudo por meio de ruínas, como um passado inatingível e decadente. Destaca-se ainda um interesse constante pela transitoriedade das formas que a matéria assume e nossa impotência diante dessas inevitáveis transformações.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTecido : o texto, o têxtil, a tezpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte contemporânea - tecidopt_BR
dc.subject.keywordArte contemporânea - textopt_BR
dc.subject.keywordArte contemporânea - matériapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Abstract: The following dissertation is situated in the spectrum of Contemporary Art, dedicated to the practical and theoretical aspects of my poetic research. In it are presented eight works, on varied languages, structured from the idea of tissue, here comprised of an cohesive whole formed by minimal particles, being fibers – on a textile – words – on a text – or cellules – on skin. Lies in this ensemble an attempt of favoring a process of retro nourishment between theory and practice, in a relation that intends to be non-hierarchical between writing and making. Not only a tool to unveil the work, the writing process have been inserted many times on the genesis of the works here presented. From this initial structure, previous works are being approached by formal and/or conceptual affinities, as well as other references. Among them, are highlighted the works of Joseph Beuys, Mona Hatoum, Richard Long, besides frequently insinuating itself on a notion of classic, that, however, comes to me especially from ruins, an unattainable and decadent past. Also stands out a constant interest for the transience of the forms the matter assumes and our impotency before these inevitable transformations.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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