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Título: Notas sobre a recepção da minimal art no Brasil : a 8ª bienal de São Paulo e os anos 1980
Autor(es): Santos, Guilherme Moreira
Orientador(es): Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto: Minimal Art - Brasil
8ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo
Tensão interpretativa
Circulação de modelos
Arte contemporânea
Data de publicação: 26-Mar-2020
Referência: SANTOS, Guilherme Moreira. Notas sobre a recepção da minimal art no Brasil: a 8ª bienal de São Paulo e os anos 1980. 2019. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta dissertação investiga a presença da Minimal Art estadunidense no Brasil tomando como ponto de partida a 8ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1965, ao considerar a problemática que envolve a recepção deste movimento artístico tanto na década de 1960 quanto nos anos 1980. Pontuando o teor conceptualista intrínseco à produção dos artistas da Minimal e, de igual modo, compreendendo a operacionalização da abstração geométrica de maneira conceitual, e não estritamente formal, na variedade de trabalhos comumente associados a este movimento dos anos 1960, esta pesquisa manifesta o interesse em investigar a tensão interpretativa relacionada à primeira recepção da Minimal Art no Brasil, em 1965. Ao oferecer apontamentos a respeito do que entendemos constituir a segunda recepção da Minimal Art no Brasil, na década de 1980, a partir da exposição Em Busca da Essência: Elementos de Redução na Arte Brasileira, com curadoria de Gabriela S. Wilder, em ocasião da 19ª Bienal de São Paulo, em 1987, buscamos elencar pontos de contato e contrastes entre ambos os momentos da recepção da Minimal Art no Brasil, considerando as especificidades de cada período e analisando a contribuição desses dois momentos no que concerne às pesquisas voltadas a circulação de modelos artísticos e teóricos no contexto brasileiro da segunda metade do século XX.
Abstract: The following dissertation investigates the presence of the Minimal Art movement in Brazil, taking the 8th edition of the São Paulo Biennial, in 1965, as a starting point, by considering the issue that involves the critical reception of this artistic movement in the 1960s as well as in the 1980s. Punctuating the conceptual content inherent to the artistic production related do the Minimal Art as well as perceiving the operationalization of the geometric abstraction in a conceptual capacity, and not purely formal, in the wide range of artworks commonly associated with this artistic movement, this work manifests the concern of investigating the interpretative tension related to the first reception of Minimal Art in Brasil, in 1965. By offering notes concerning of what we understand that constitutes the second reception of the Minimal Art in Brazil, at 1980’s, from the analysis of the exhibition In Search of the Essence: Elements of Reduction in Brazilian Art, curated by Gabriela S. Wilder on the occasion of the 19th São Paulo Biennial, in 1987, this investigation seeks to list contact points, as well as contrasting issues, between both moments of the Brazilian reception of the Minimal Art movement, considering the specificities of each one of these periods in what concerns to the researches focused on the circulation of artistic and theoretical models on the Brazilian context of the 20th century second-half.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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