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Título: A influência dos usos irregulares e das características da faixa de domínio na segurança viária de rodovias federais brasileiras
Autor(es): Batista, Maiara Oliveira
E-mail do autor: maiaraobatista@gmail.com
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Segurança viária
Faixa de domínio - ocupação
Uso e ocupação do solo
Acidentes de trânsito
Rodovias - prevenção de acidentes
Data de publicação: 30-Mar-2020
Referência: BATISTA, Maiara Oliveira. A influência dos usos irregulares e das características da faixa de domínio na segurança viária de rodovias federais brasileiras. 2019. xii, 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Devido às grandes perdas para a sociedade por causa dos acidentes de trânsito, vários estudos foram elaborados buscando explicar os fatores que afetam a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito. Esses fatores são categorizados como: fatores viário-ambientais, fatores humanos e fatores veiculares. Esta pesquisa explora um dos fatores viário-ambientais, as ocupações do solo nas áreas abrangidas pela faixa de domínio das rodovias concedidas, bem como características da via relacionadas à definição da largura deste elemento rodoviário. Nesse contexto, destaca-se que o objetivo deste estudo é analisar o impacto das características e dos usos irregulares da faixa de domínio de uma rodovia federal sob o aspecto da segurança viária. Para tanto, foi realizada uma modelagem com dados de ocupações de faixas de domínio, dados acidentes e operacionais de um trecho da BR-101/SC sob concessão da Autopista Litoral Sul, referentes ao ano de 2018. Os Modelos Lineares Generalizados foram ajustados com modelos Binomiais Negativos e de Poisson para verificar se as variáveis relacionadas à faixa de domínio e as ocupações da área lindeira, influenciaram na acidentalidade. Os resultados obtidos indicaram que as variáveis de uso do solo do tipo comercial e residencial contribuíram para explicação dos acidentes, assim como a variável velocidade regulamentada e número de acessos. Além disso, o modelo Binomial Negativo demonstrou possuir melhor ajuste.
Abstract: $Due to the great losses to society due to traffic accidents, several studies were elaborated to explain the factors that affect the probability of traffic accidents occurring. These factors are categorized as: road-environmental factors, human factors and vehicular factors. This research explores how land occupations in the areas covered by the right of way of the granted highways as well as characteristics of the road related to the definition of the width of this road element. In this context, it is highlighted that the objective of this study is to analyze the impact of the characteristics and irregular uses of the domain range of a federal highway in the aspect of road safety. To do so, a descriptive analysis of the data related to the occupations of right of way existing in the year of 2018, of the accidents in the same year and of the characteristics referring to BR-101 / SC, stretch under concession of the Autopista Litoral Sul. applying Generalized Linear Models techniques, Negative and Poisson Binomial models were fitted to verify if the variables related to the right og way and the occupations contributed or not in the explanation of the accidentality. Thus, the variables of commercial and residential soil use contribute to explanation in the adjusted models, as well as the variable regulated speed and number of accesses. In addition, the Negative Binomial model was shown to have a better fit.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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