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Título: Os caminhos das crianças : a mobilidade ativa no trajeto escolar
Autor(es): Teles, Livia Alessandra de Carvalho
Orientador(es): Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Assunto: Mobilidade ativa
Trajeto escolar
Educação física escolar
Promoção da saúde
Desenvolvimento sustentável
Data de publicação: 30-Mar-2020
Referência: TELES, Livia Alessandra de Carvalho. Os caminhos das crianças: a mobilidade ativa no trajeto escolar. 2019. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A sociedade contemporânea apresenta importantes mudanças no estilo de vida e na saúde das pessoas. Quando associadas aos processos de urbanização desordenados e mecanização/modernização sem precedentes, impactam diretamente na relação dos indivíduos e coletividades com seu corpo, resultando no aumento do sedentarismo e das doenças crônicas. Diante desse cenário, um desafio é a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável, para que as futuras gerações desfrutem de uma vida com qualidade e bem-estar. Para o campo da Educação Física, uma estratégia interessante que deve ser considerada é a mobilidade ativa, em particular a utilizada no trajeto escolar. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre aspectos da mobilidade ativa de crianças no trajeto escolar, em particular como prática corporal promotora da saúde e do desenvolvimento sustentável. Metodologia: A pesquisa tem abordagens quantitativa e qualitativa. A população participante da pesquisa foi constituída por crianças do quinto ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Anápolis, Goiás, em escolas que possuem o professor graduado em educação física. A etapa quantitativa utilizou um questionário para coletar dados sociodemográficos e aspectos relacionados à mobilidade ativa no trajeto escolar. A etapa qualitativa contemplou a roda de conversa a partir de desenhos produzidos pelas crianças que praticam mobilidade ativa, buscando perceber o olhar da criança sobre o percurso. Resultados: 71,2% das crianças praticam mobilidade ativa no trajeto escolar e a maioria delas realiza o percurso cinco vezes por semana e em menos de dez minutos por trajeto. 68,5% desses estudantes gastam até 60 minutos por semana nesse deslocamento ativo, sendo que o tempo médio é de 73,2 minutos. 80% dos pesquisados relataram que gostariam de percorrer o trajeto escolar de forma ativa. Conhecemos o olhar das crianças para o caminho escolar: os facilitadores da mobilidade ativa escolar apresentados pelas crianças foram a presença de natureza, companhia dos amigos/família, casa bonita, mercadinhos, segurança, proximidade, rapidez, brincadeiras, aventuras, beleza, sentimentos positivos; as barreiras relatadas foram calçadas com mato e escorregadias, presença de cachorros, pessoas e casas estranhas, falta de segurança, bueiro aberto, muita subida, chuva, frio, demora mais, sentimentos negativos.
Abstract: Introduction: Contemporary society presents important changes in people's lifestyle and health. When associated with uncontrolled processes of urbanization and unprecedented mechanization/modernization, they directly impact on the relationship of individuals and collectivities with their bodies, resulting in increased sedentarism and chronic diseases. Given this scenario, a challenge is the promotion of health and sustainable development, so that future generations enjoy a life with quality and well-being. For the field of Physical Education, an interesting strategy that must be considered is active mobility, in particular that used in the school path. Objective: The objective of this research is to reflect on aspects of the active mobility of children in the school path, in particular as corporal practice promoting health and sustainable development. Methodology: The research has quantitative and qualitative approaches. The population that participates in the research are children of the fifth year of elementary school of the municipal school of Anápolis, Goiás, in schools that have the professor graduated in physical education. The quantitative stage used a questionnaire to collect sociodemographic data and aspects related to active mobility in school. The qualitative step used the conversation wheel from drawings produced by children who practice active mobility, seeking to perceive the child's gaze on the course. Results: 71,2% of the children practice active mobility on the school trip, and most of them travel five times a week and in less than ten minutes per trip. 68.5% of these students spend up to 60 minutes per week on this active trip, with an average time of 73.2 minutes. 80% of those surveyed reported that they would like to travel the school actively. We know the children's eyes on the school path: the facilitators of active school mobility presented by children were the presence of nature, company of friends / family, beautiful house, markets, security, closeness, speed, jokes, adventures, beauty, positive feelings; the reported barriers were paved with weeds and slippers, presence of dogs, strange people and houses, lack of security, manhole open, too much rise, rain, cold, delay more, negative feelings.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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