Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37251
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcellaNascimentoFernandes.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Vanessa Borges de-
dc.contributor.authorFernandes, Marcella Nascimento-
dc.date.accessioned2020-03-31T14:01:17Z-
dc.date.available2020-03-31T14:01:17Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.date.submitted2019-06-24-
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcella Nascimento. Letramento em avaliação de professores em formação inicial em um curso de Letras Espanhol: uma pesquisa-ação. 2019. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37251-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDesde o nosso ingresso como alunos em instituições de ensino somos avaliados e sabemos que, ao concluir uma licenciatura, caso exerçamos a profissão, seremos avaliadores. No contexto de línguas estrangeiras, somos muito cobrados para que concluamos a licenciatura proficientes nas quatro habilidades da língua-alvo (falar, escrever, ouvir e ler), mas a nossa competência para realizar um processo avaliativo é, muitas vezes, esquecida. Com uma perspectiva otimista, no contexto de línguas, esse é um tema que vem ganhando relevância nos eventos de Linguística Aplicada, embora ainda não tenha tomado a proporção merecida no cenário. Com o intuito de preencher essa lacuna, tentar sanar essa falta de letramento em avaliação em professores de línguas, neste contexto a língua espanhola, esta pesquisa tem por objetivo geral entender como um componente curricular sobre avaliação da aprendizagem pode contribuir para o letramento em avaliação desses futuros professores de línguas estrangeiras em formação inicial. A fim de alcançar o objetivo geral desta pesquisa, três objetivos específicos foram propostos: (1) descrever e compreender que saberes em avaliação, no contexto de ensino de línguas têm os participantes desta pesquisa, professores em formação inicial, com base em suas experiências escolares; (2) oferecer letramento inicial em avaliação a esses futuros profissionais da educação; e (3) analisar que reflexões sobre o tema avaliação esses professores em formação inicial, ao longo do componente curricular, desenvolveram. Em relação à questão da avaliação formativa, esta pesquisa apoia-se em diferentes autores, tais como Black e Wiliam (1998), Cunha (2006), Greenstein (2010), I. Villas Boas (2017), Luckesi (2011), Miccoli (2010), O’Malley e Pierce (1996), Quevedo-Camargo (2014), Romão (2011) e Scaramucci (1999, 2006). E a respeito do letramento em avaliação, nomes como Fulcher (2012), Inbar-Lourie (2013), Popham (2009), QuevedoCamargo (2018), Scaramucci (2016), Stiggins (1991) e Taylor (2009, 2013). Trata- se de uma pesquisa-ação realizada no curso de Letras Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) no campus Ceilândia. Foi criada um Componente Optativo I, composta de 40 horas/aula, intitulada Avaliação da Aprendizagem de Línguas em que foram matriculados 13 alunos do próprio curso, sendo que 12 deles a concluíram. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionários, notas de campo, gravações e transcrições das aulas dadas no curso, e os próprios instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula. A partir desses instrumentos, os dados foram coletados, categorizados e triangulados. Os resultados apontam a importância da inserção de um componente específica sobre avaliação ainda na formação inicial de professores, pois se notou que os participantes tinham um entendimento de avaliação baseado apenas em suas experiências, pela visão do senso comum. Ao longo do componente, pode-se perceber a evolução dos participantes em relação aos conceitos e ressignificação do processo avaliativo. Dentre as dificuldades e desafios para o desenvolvimento desta ação pedagógica e da pesquisa, identificamos como muito relevante a questão da falta de conhecimento básico em avaliação que impediu o aprofundamento em alguns dos temas planejados, principalmente aqueles que se referem à avaliação da aprendizagem de línguas especificamente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLetramento em avaliação de professores em formação inicial em um curso de Letras Espanhol : uma pesquisa-açãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação inicial de professorespt_BR
dc.subject.keywordEspanhol como língua estrangeira (ELE)pt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Since the beginning of our student ́s trajectory, we have been assessed and by the end of a graduation course, when working in this field, we are going to be assessors. When talking about foreign language context, we are highly expected to conclude the graduation course proficient on the four abilities (speaking, reading, listening and reading) in the target language, but the competence we need in order to carry out the assessment process is most of the times forgotten. Having a positive perspective, especially in language context, this is a topic that has become more important in the Applied Linguistics events although it has not been given the recognition deserved for its importance. Focusing on filling these (such) gaps and trying to solve the lack of teacher ́s assessment literacy in the context of the Spanish Language, this research has as (main goal) to understand how a curricular component about assessment for learning can contribute to the assessment literacy of pre service foreign language teachers. In order to achieve the main goal of this research, there are three specific objectives proposed: (1) describe and comprehend which assessment knowledge, in the language teaching context, the pre service teachers who are participants of this research have , based on their school experiences; (2) offer initial assessment literacy to these future education professionals; (3) analyze which reflections about the assessment topic pre service teachers have throughout the curricular course developed. Also, according to assessment for learning, this research is based on the following authors: Black and Wiliam (1998), Cunha (2006), Greenstein (2010), I. Villas Boas (2017), Luckesi (2011), Miccoli (2010), O’Malley and Pierce (1996), Quevedo-Camargo (2014), Romão (2011) and Scaramucci (1999, 2006). And according to assessment literacy, the authors were: Fulcher (2012), InbarLourie (2013), Popham (2009), Quevedo-Camargo (2018), Scaramucci (2016), Stiggins (1991) and Taylor (2009, 2013). In order to do this research, it was made an action research at the Spanish Graduation course at the Federal Institute of Brasília at the Ceilândia campus. It was created an Elective Course I, composed of 40 class hours which was called Language Assessment for Learning on which thirteen students enrolled and 12 concluded. The instruments used to collect the data were: questionnaires, research notes, recordings and transcripts of the classes given in the course, and the evaluation instruments used in the classroom. From these instruments, the data was collected, categorized and triangulated. The results show the importance of the inclusion of a specific component about assessment even in the initial training of teachers, because it has been seen that the participants ́ knowledge of assessment were only based on their experiences, by their common sense. Throughout the subject, it was possible to observe the evolution of the participants according to the concepts and the r redefinition of the assessment process. Among the difficulties and challenges for the development of this pedagogical action research, it was identified as highly relevant the issue of the lack of basic knowledge in assessment that prevented the deepening in some of the planned subjects, especially those that refer to the assessment of language learning specifically.pt_BR
dc.description.abstract2Desde nuestro ingreso como alumnos en instituciones de enseñanza somos evaluados y sabemos que, al concluir una licenciatura, en caso de ejercer la profesión, seremos evaluadores. En contexto de lenguas extranjeras, somos muy cobrados para que concluyamos la licenciatura competentes en las cuatro habilidades de la lengua meta (hablar, escribir, escuchar y leer), pero nuestra competencia para realizar un proceso de evaluación es, a menudo, rechazada. Con una perspectiva optimista, en contexto de lenguas, ese es un tema que con el paso del tiempo gana relevancia en los eventos de Lingüística Aplicada, aunque aún no haya tomado la proporción merecida en el escenario. Con la intención de llenar esa brecha, intentar sanar esa falta de literacidad en evaluación en profesores de lenguas, en este contexto la lengua española, esta investigación tiene por objetivo general entender cómo un componente curricular sobre evaluación del aprendizaje puede contribuir para la literacidad en evaluación de esos futuros profesores de lenguas extranjeras en formación inicial. Con el fin de alcanzar el objetivo general de esta investigación, fueron propuestos tres objetivos específicos: (1) describir y comprender que saberes en evaluación, en contexto de enseñanza de lenguas tienen los participantes de esta investigación, profesores en formación inicial, con base en sus experiencias escolares; (2) ofrecer literacidad inicial en evaluación a esos futuros profesionales de la educación; y (3) analizar qué reflexiones sobre el tema evaluación esos profesores en formación inicial, a lo largo del componente curricular, desarrollaron. Sobre la evaluación formativa, esta investigación se apoya en diferentes autores, tales como Black y Wiliam (1998), Cunha (2006), Greenstein (2010), I. Villas Boas (2017), Luckesi (2011), Miccoli (2010), O’Malley y Pierce (1996), Quevedo-Camargo (2014), Romão (2011) y Scaramucci (1999, 2006). Con relación a la literacidad en evaluación, nombres como Fulcher (2012), Inbar-Lourie (2013), Popham (2009), Quevedo-Camargo (2018), Scaramucci (2016), Stiggins (1991) y Taylor (2009, 2013). Se trata de una investigación-acción realizada en el curso de Letras Español del Instituto Federal de Brasilia (IFB) en el campus Ceilândia. Se creó un Componente Optativo I, compuesta de 40 horas/clase, titulada Evaluación del Aprendizaje de Lenguas en que se matriculó a 13 alumnos del propio curso, de los cuales 12 de ellos la concluyeron. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos fueron: cuestionarios, notas de campo, grabaciones y transcripciones de las clases impartidas en el curso, y los propios instrumentos de evaluación utilizados en el aula. A partir de estos instrumentos, los datos fueron recolectados, categorizados y triangulados. Los resultados apuntan la importancia de la inserción de un componente específico sobre evaluación aún en la formación inicial de profesores, pues se notó que los participantes tenían un entendimiento de evaluación basado solamente en sus experiencias, por la visión del sentido común. A lo largo del componente, se pudo percibir la evolución de los participantes en relación a los conceptos y los verdaderos significados del proceso de evaluación. Entre las dificultades y retos para el desarrollo de esta acción pedagógica y de la investigación, identificamos como muy relevante la cuestión de la falta de conocimiento básico en evaluación que impidió la profundización en algunos de los temas planeados, principalmente aquellos que se refieren a la evaluación del aprendizaje de lenguas específicamente.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.