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2019_MarceloRamalhoAgner.pdf15,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBezerra, Juscelino Eudâmidas-
dc.contributor.authorAgner, Marcelo Ramalho-
dc.date.accessioned2020-03-31T14:34:07Z-
dc.date.available2020-03-31T14:34:07Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.citationAGNER, Marcelo Ramalho. A dinâmica geográfica do setor supermercadista no Distrito Federal. 2019. 239 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37254-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento da sociedade de consumo durante o século XX implicou em novos desafios teóricos para a Geografia. Novas práticas de consumo passaram a nortear a organização do espaço mundial que não dependia mais apenas da produção, mas da ação de conglomerados multinacionais do varejo, como Walmart, Carrefour, Tesco e Ahold. Neste contexto, os supermercados surgiram nos Estados Unidos como uma nova forma de comercialização de mercadorias nas cidades, tornando-se no começo do século XXI o principal canal de acesso a alimentos no mundo. Os efeitos da expansão dos supermercados nos países subdesenvolvidos ainda são pouco conhecidos, instigando a pesquisa sobre a temática no Brasil. O objetivo desta dissertação é analisar a dinâmica geográfica do setor supermercadista no Distrito Federal a partir da construção de um perfil das redes encontradas e da identificação de práticas culturais de consumo envolvendo os estabelecimentos. 193 estabelecimentos de empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais foram visitados. Três das maiores redes multinacionais do mundo (Walmart, Carrefour e Casino) estão no setor supermercadista de Brasília. Essas empresas se localizam basicamente nas regiões administrativas de maior renda domiciliar, utilizando programas de fidelidade, serviços personalizados, redes sociais e produtos diferenciados. Na contramão deste grupo, as regiões administrativas de menor renda domiciliar são atendidas por empresas locais, cuja maioria é de menor porte e tem uma baixa oferta de serviços, tendo como foco a oferta de produtos básicos de alimentação e higiene pessoal. A presença do segmento regional e nacional é considerada baixa, se resumindo a atuar junto as redes locais na competição ao segmento multinacional. A dinâmica geográfica do setor supermercadista de Brasília inscreve a cidade dentre de uma tendência mundial de transição de sistemas alimentares liderados pelos supermercados, onde a sua localização escancara de um lado novas práticas de consumo saudáveis e gourmet, e de outro a desigualdade de acesso a uma alimentação de qualidade, incorporando a segregação socioespacial como consequência dessa expansão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dinâmica geográfica do setor supermercadista no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSupermercadospt_BR
dc.subject.keywordGeografiapt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (Brasil) - comérciopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The development of the consumption society throughout the 20th century implies new theoretical challenges for Geography. New consumption practices have become able to guide the organization of world space which did not depend only of production, but also from the action of multinationals conglomerates of retail, like Walmart, Carrefour, Tesco and Ahold. In this context, the supermarkets rise in the United States as a new way of commercialize commodities in the cities, becoming the world’s main food access channel, in the beginning of the 21st century. The objective of this thesis it is to analyze the geographical dynamics of the supermarket sector in Distrito Federal, constructing a profile of the encountered companies and the identification of cultural consumption practices involving the stores. 193 stores between local, regional, national and transnational companies were researched. The supermarket sector of Brasília has a large presence of three multinational chains (Walmart, Carrefour and Casino) that are located among higher domicile income administrative regions, using fidelity programs, personalized services, social media and differentiated products. On the other hand, the lower domicile income administrative regions are attended by local companies, which great part it is smaller and has restricted services offer, basic feeding products and personal hygiene as its focus. The presence of the regional and national segment is considered low, summing up to act together with the local companies in the competition to the multinational sector. The geographical dynamic of the supermarket sector in Brasília inscribes the city among a global trend of food systems transition led by the supermarkets, where their location shows a new side of healthy and gourmet consumption practices, meanwhile, reveals the unequal access of quality food, incorporating the socio-spatial segregation as a consequence of this expansion.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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