Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37295
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SandraRabelodeMelo.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma proposta mediadora de discussão sobre sexualidade no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga
Autor(es): Melo, Sandra Rabelo de
Orientador(es): Lozzi, Silene de Paulino
Assunto: Sexualidade
Ensino de Biologia
Sexo - diferenças (Educação)
Processo de ensino - aprendizagem
Data de publicação: 2-Abr-2020
Referência: MELO, Sandra Rabelo de. Uma proposta mediadora de discussão sobre sexualidade no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga. 2019. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O tema sexualidade é de grande complexidade, envolvendo aspectos biológicos e de outras áreas do conhecimento, o que não o impede de permear a vida humana, como acontece, e em especial a dos jovens, com questões que não raras vezes são respondidas de modo simplificado e insatisfatório ou erroneamente, com dados advindos de redes sociais ou de conversas informais, em que nem sempre o tema é tratado de modo apropriado. Nessas ocasiões, o assunto pode ser abordado com visões estereotipadas, com base no senso comum e pouco fundamentadas, o que pode provocar angústia e ansiedade, sintomas comuns e que frequentemente são observados por professores em sua prática didática. Esse cenário reforça a importância da discussão sobre a sexualidade sob o ponto de vista biológico, social, cultural e histórico com informações científicas atualizadas, evitando o excesso de informações desconexas, abrigadas sob uma série de tabus, crenças e preconceitos. Esse trabalho visou estabelecer um ambiente democrático para discussão interdisciplinar sobre o tema sexualidade no âmbito do Ensino Médio e com base em estudos atualizados que envolvem conceitos biológicos e de outras áreas do conhecimento. Nesse contexto, jovens estudantes são considerados sujeitos em um ambiente de aprendizagem integrativo e inclusivo. A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assuntos como sexualidade e orientação sexual deveriam ser tratados de modo transversal nas escolas, o que nem sempre ocorre. Diante disso, esse projeto propõe estabelecer um ambiente democrático para discussão interdisciplinar sobre o tema sexualidade no âmbito do Ensino Médio. Para tanto, foram realizados seis encontros com os estudantes para discussão da sexualidade em seus diversos aspectos, com participação de especialistas e por meio de abordagens diferenciadas e complementares, abrigadas sob embasamento científico com aprofundamento teórico-conceitual. A metodologia de pesquisa-ação com observação participante foi realizada e o registro dos resultados foi feito em caderno de campo. Após a realização dos encontros, os dados foram analisados qualitativamente, sendo que os resultados apontam para alto grau de interesse e apropriação de conhecimentos por parte dos estudantes, além do compartilhamento de experiências entre eles, o que contribuiu para a ampliação dos horizontes relacionados ao complexo tema da sexualidade.
Abstract: The theme of sexuality is of great complexity, involving biological aspects and other areas of knowledge, which does not prevent it from permeating human life, as it happens, and especially that of young people, with questions that are often answered in a simplified way and unsatisfactory or erroneous, with data from social networks or informal conversations, where the theme is not always properly addressed. On these occasions, the subject can be approached with stereotyped views, based on common sense and poorly grounded, which can cause distress and anxiety, common symptoms that are often observed by teachers in their didactic practice. This scenario reinforces the importance of the discussion about sexuality from the biological, social, cultural and historical point of view with updated scientific information, avoiding the excess of disconnected information, sheltered under a series of taboos, beliefs and prejudices. This work aimed to establish a democratic environment for interdisciplinary discussion on the theme of sexuality in high school and based on updated studies involving biological concepts and other areas of knowledge. In this context, young students are considered subjects in an integrative and inclusive learning environment. From the National Curriculum Parameters, issues such as sexuality and sexual orientation should be treated transversely in the schools, which is not always the case. Given this, this project proposes to establish a democratic environment for interdisciplinary discussion on the theme of sexuality in high school. To this end, six meetings were held with students to discuss sexuality in its various aspects, with the participation of experts and through differentiated and complementary approaches, sheltered under scientific basis with theoretical and conceptual deepening. The action research methodology with participant observation was performed and the results were recorded in a field journal. After the meetings, the data were analyzed qualitatively, and the results point to the high degree of interest and appropriation of knowledge by the students, as well as the sharing of experiences among them, which contributed to the broadening of horizons related to the complex. theme of sexuality. Keywords: Sexuality, adolescence, sex, gender, school, diversity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.