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Título: Os jogos nas aulas de Biologia contribuem para o processo de aprendizagem dos estudantes?
Autor(es): Alves, Regilene José Leite
Orientador(es): Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Assunto: Jogos educativos
Jogos - aprendizagem
Ensino de Biologia
Anatomia e Fisiologia Humana
Práticas pedagógicas
Processos de aprendizagem
Atividades lúdicas
Data de publicação: 2-Abr-2020
Referência: ALVES, Regilene José Leite. Os jogos nas aulas de Biologia contribuem para o processo de aprendizagem dos estudantes?. 2019. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A prática pedagógica de elaboração, confecção e apreciação de jogos no ensino de Biologia pode tornar as situações de aprendizagens mais lúdicas e, nesse contexto, tornar o aluno agente ativo na busca da promoção da sua aprendizagem. Essa pesquisa aborda o contexto da metodologia do uso de jogos no ensino de Biologia e teve como objetivo avaliar as contribuições de atividades lúdicas com jogos no processo de aprendizagem de alunos da 2a série do ensino médio, almejando auxiliar na compreensão dos conteúdos. Na prática pedagógica com jogos, espera-se do professor um planejamento que estimule a curiosidade e o senso crítico do aluno, sem perder de vista os objetivos específicos do ensino de Biologia. Espera-se que o estudante se envolva na aula e tenha uma participação ativa no seu processo de aprendizagem. As atividades de pesquisa do projeto foram realizadas no Colégio Estadual Oemis Virgínio Machado, que dispõe de poucos recursos físicos para o ensino das Ciências Biológicas – o laboratório e os materiais pedagógicos são escassos. Como metodologia buscou-se o envolvimento dos alunos na escolha, na elaboração, na confecção e na aplicação de jogos sobre os conteúdos de anatomia e fisiologia dos sistemas digestório, respiratório, urinário, circulatório e endócrino. Conclui-se, a partir da percepção dos estudantes, que a estratégia de elaboração e confecção de jogos em Biologia é uma novidade em sala de aula. Na abordagem do jogo produzido, os estudantes o apontam como uma atividade diferenciada, que favorece a memorização e a leitura e aumenta o interesse pelo estudo de anatomia e fisiologia humana. Possibilita o processo de aprendizagem, a concentração, a motivação, a interação e contribui para diversificar a rotina de sala de aula. Verifica-se que o jogar tem valor como metodologia no processo de aprendizagem em anatomia e fisiologia Humana. O jogo como recurso didático diversifica e ajuda a contextualizar os conteúdos de Anatomia e Fisiologia Humana.
Abstract: The pedagogical practice of elaboration, preparation and appreciation of games in the teaching of Biology can make learning situations more playful and in this context make the student active agent in the pursuit of promoting their learning. This research was an approach about the context of the methodology of the use of games in the teaching of Biology and aimed to evaluate the contributions of playful activities with games in the learning process of high school students, aiming to help in understanding the contents. In the pedagogical practice with games, it is expected from the teacher a planning that stimulates the student's curiosity and critical sense without losing sight of the specific objectives of Biology teaching. The student is expected to be involved in the class and have an active participation in their learning process. The research activities of the project were carried out at Oemis Virgínio Machado State College, a school that has few physical resources for the teaching of Biological Sciences such as laboratory and scarce pedagogical materials. The methodology sought to involve students in the choice, elaboration, preparation and application of games on the contents of anatomy and physiology of the digestive, respiratory, urinary, circulatory and endocrine systems. It is concluded from the students' perception that the strategy of elaboration, making games in Biology is a novelty in the classroom. In the approach of the game produced the students point the game as a different activity, favors the memorization, reading and increases the interest for the study of human anatomy and physiology. It enables the learning process, concentration, motivation, interaction and contributes to diversify the classroom routine. Playing is valued as a methodology in the learning process in Human Anatomy and Physiology. The game as a didactic resource diversifies and helps to contextualize the contents of Human Anatomy and Physiology
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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