Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37326
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanieladeSouzaSilva.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Bricolagens no ciberespaço : tecendo laços sobre adolescência, ficção e escola
Autor(es): Silva, Daniela de Souza
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Narrativa
Adolescência
Inconsciente
Data de publicação: 3-Abr-2019
Referência: SILVA, Daniela de Souza. Bricolagens no ciberespaço: tecendo laços sobre adolescência, ficção e escola. 2019. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O estudo realizado procura refletir acerca da constituição subjetiva de adolescentes que escrevem histórias que trazem a escola como significante, no contexto das fanfics, que são ficções de fãs produzidas no ciberespaço, e que fazem parte de um fenômeno contemporâneo da cibercultura. Para esse alcance, é feito um percurso metodológico que encontra no trilhamento um caminho para dialogar com a psicanálise, que foi tomada como ótica sobre o estudo da subjetividade, e a bricolagem como estudo da complexidade, onde diferentes saberes e experiências são reunidos em torno do fenômeno das fanfics. A aposta desse estudo é por uma compreensão sobre o ressoar desse fenômeno na vida psíquica dos adolescentes que o constituem, em que medida o inconsciente opera nas narrativas fictícias criadas por esse público e de que maneira esse exercício narrativo revela sentidos para a experiência da escola.
Abstract: This study aims to examine the subjective structure of adolescents who write stories with the word ‘school’ as a signifier, in the context of fanfics: fan fictions produced in cyberspace, as a contemporary phenomenon of cyberculture. To this end, we tread a methodological course that finds in path clearing a means to dialogue with psychoanalysis—used to study the subjectivity—and bricolage to analyse the complexity, integrating different theories and experiences with the phenomenon fanfics. The purpose of this dissertation is to understand the implications of fanfics in the psychological life of the adolescents, how the unconscious operates in the fictional narratives created, and how the narrative exercise reveals meanings for the experience of school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.