Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37344
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VagnerHenriquedeMelo.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_VagnerHenriquedeMelo_PRODUTO.pdfProduto922,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Wytler Cordeiro dos-
dc.contributor.authorMelo, Vagner Henrique de-
dc.date.accessioned2020-04-06T13:36:12Z-
dc.date.available2020-04-06T13:36:12Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.date.submitted2019-07-30-
dc.identifier.citationMELO, Vagner Henrique de.Guia Metodológico para o ensino de Física, usando a experimentação, aplicado aos alunos com dificuldades no aprendizado. 2019. 67 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37344-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília no Curso de Mestrado Nacional Profissionalizante de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física Este trabalho foi pensado inicialmente a partir da necessidade observada nos atendimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais (ANEE), em uma escola do Riacho Fundo II no Distrito Federal, principalmente os alunos com dificuldade no aprendizado que, muitas vezes, não conseguem compreender os fenômenos físicos, pois sua abstração é muito limitada. Outro problema observado é a socialização dos alunos com necessidades educacionais especiais com os alunos “normais” e para minimizar esta dificuldade de socialização, resolvemos estender o trabalho para os alunos das salas regulares com os objetivos da inclusão: trabalho em equipe e troca de experiências entre os discentes. O Guia Metodológico para o Ensino de Física, usando a experimentação, aplicado aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) da Sala de Recursos, se propõe a ser mais uma ferramenta pedagógica a ser utilizada nos atendimentos, em turno contrário, individual ou coletivo. Utilizamos como exemplo para sua aplicação um submarino, que abarca muitos conteúdos ensinados no Ensino Médio. Para sua aplicação adaptamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) a ser aplicada nos atendimentos, individuais e coletivos, no contra turno. Palavras-chave: Ensino de Física, Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, Construção de Equipamentos, Hidrostática, Submarino experimental de baixo custo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGuia metodológico para o ensino de Física, usando a experimentação, aplicado aos alunos com dificuldades no aprendizadopt_BR
dc.title.alternativeMethodological guide for Physical education, using the experimental application for students with difficulties learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordAlunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subject.keywordHidrostáticapt_BR
dc.subject.keywordSubmarino experimental de baixo custopt_BR
dc.subject.keywordNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research work was initially thought from the need observed in attendance to students with educational special needs, in a school at Riacho Fundo II in the Federal District of Brazil, especially students with learning difficulties, who often can not understand the physical phenomena, since their abstraction abilities is very limited. Another problem observed is the socialization of students with special educational needs with the "normal" students and to minimize this difficulty of socialization, we decided to extend the work to the students of the regular classroom, with the objectives of inclusion, teamwork and exchange of experiences among the students. The Methodological Guide for Teaching Physics, using the experimentation, applied to Students with Special Educational Needs (ANEE) of the Resource Room, propose to be another pedagogical tool,individual or collective, to be used in the attendance in other agenda that is contrary to the normal class schedule. We use as an example for this application a submarine, which covers many contents taught in High School. For its application we adapted a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) to be applied in the individual and collective attendance, in an agenda that is contrary to the normal class schedulept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.