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2019_AnaCristinaRibeirodaSilvaSouza.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Silviene Fabiana de-
dc.contributor.authorSouza, Ana Cristina Ribeiro da Silva-
dc.date.accessioned2020-04-07T13:11:34Z-
dc.date.available2020-04-07T13:11:34Z-
dc.date.issued2020-04-07-
dc.date.submitted2019-07-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Cristina Ribeiro da Silva. Mitos sobre a relevância do ensino do sistema ABO e uma sequência didática visando minimizar equívocos acerca desse tema. 2019. [128] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37378-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, muito se tem discutido sobre estratégias para o sucesso no aprendizado dos estudantes dos vários segmentos da educação, para evitar a abundância de conteúdo e estimular o questionamento, para que o estudante se torne o personagem principal do seu conhecimento. Neste sentido, torna-se imprescindível, por parte dos profissionais que trabalham nesta área, a busca constante de atualização do conhecimento. Diante disso, o estudo visa responder à seguinte questão: “Há mitos quanto à importância e a finalidade do ensino do sistema sanguíneo ABO para o Ensino Médio considerando o conhecimento atual sobre o tema?”. OBJETIVO: Geral: Verificar se há mitos quanto à importância e a finalidade do ensino do sistema sanguíneo ABO para o Ensino Médio considerando o conhecimento atual sobre o tema e propor estratégia para minimizar os potenciais problemas. Específicos: identificar as razões pelas quais o professor do ensino médio considera importante saber o seu próprio grupo sanguíneo ABO; identificar a importância e finalidade do professor do ensino médio em ensinar o assunto; avaliar se os livros didáticos trabalham o conteúdo ABO à luz dos conhecimentos atuais sobre o tema e elaborar uma sequência didática sobre o tema. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. O estudo foi realizado na Universidade de Brasília - DF, tendo como participantes professores do ensino médio, da Rede Pública de ensino, matriculados no mestrado profissional. Foi utilizado para coleta de dados um questionário. Também foram apreciados livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio. RESULTADO: Participaram do estudo 41 professores, 58,5%, entre 30 a 40 anos e 95,1% conheciam o seu tipo sanguíneo ABO, seguindo a ordem O>A>B>AB. As principais finalidades de se abordar o assunto foram trabalhar conteúdos de Genética e alelos múltiplos e citaram, como fatores importantes de conhecer o tipo sanguíneo, em casos de doação e emergências. Ademais, foram analisadas 9 coleções de livros. DISCUSSÃO: Uma das motivações dos participantes em ensinar o sistema ABO foram relacionada às emergências, porém, o conhecimento do seu próprio VIII grupo sanguíneo, como o constante em documentos e capacetes de motociclistas não é suficiente para procedimentos médicos que têm protocolos e resolução próprios. Com relação à apreciação dos livros de Biologia do Ensino Médio, observou-se a necessidade de desmistificar temas como doador e receptor universal, e também de que alguns grupos sanguíneos são mais suscetíveis a determinadas doenças que outros. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou conhecer a importância e a finalidade dada pelos professores sobre o assunto sistema sanguíneo ABO. Espera-se que a presente pesquisa traga contribuições para um amadurecimento das discussões sobre assunto e uma forma particular de abordar o sistema sanguíneo ABO, a fim de minimizar os equívocos e mitos relacionados a este assunto.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMitos sobre a relevância do ensino do sistema ABO e uma sequência didática visando minimizar equívocos acerca desse temapt_BR
dc.title.alternativeMyths about the relevance of teaching the ABO blood group system and a didactic sequence aimed at minimizing misconceptions about this themept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema sanguíneo ABOpt_BR
dc.subject.keywordGenética - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.description.abstract1Genetics is the science which studies heredity and how genetic material is perpetuated from generation to generation in species. Nowadays, much has been discussed about strategies in order to make successful the learning process of students from many segments of education. Then, it is unquestionable the need to make the classes more dynamic and attractive, considering that the students are connected, almost all the time, to social networks. With this in mind and thinking about the difficulties that most high school students have in learning the content of genetics, the study aims to answer the following question: “The ABO system in high school: is this an appropriate approach model for the teaching of genetics?”, considering that it has a complex system of inheritance and the topic is difficult to approach for students. OBJECTIVE: To analyze the opinion of school teachers about the use of the ABO system as a strategy to approach key concepts in the light of the student‟s full education. METHOD: This is a mixed research, quantitative in relation to the description of the interviewees‟ profile and a qualitative analysis regarding the opinion of the teachers about the importance of teaching the ABO blood group and books used to do so. RESULTS: 41 high school teachers participated in the research. 56.1% were females and the highest percentage (58.5%) is between 30 and 40 years old. 95.1% of the people who were interviewed knew their ABO blood group, 46.3% of them belong to the blood group O. 29 participants answered that it would be important to know your blood group in cases of transfusions, 92.7% said that they approached the subject. 9 collections about the ABO subject were also analyzed. DISCUSSION: It was noticed that the ABO system is used as an example of multiple alleles in textbooks, considering that it presents a complex system of inheritance. One of the motivations of the participants in teaching the ABO system was related to emergencies, but knowledge of their own blood group, such as that found in motorcycle documents and helmets, is apparently useless, since in a medical emergency the patient's blood group is evaluated and health teams do not trust these data sources. Associated to the appreciation of the books of Biology of High School, it was observed that all brought X the subject ABO blood system. However, they addressed the topic in a simplistic way with emphasis on immunology and still with outdated concepts. A didactic sequence was produced in order to allow the teacher to approach the subject at a level of deepening proper to high school students, to demystify the conceptual errors. CONCLUSION: The importance given by the teachers on the subject ABO blood system is with regard to emergencies and transfusions, which we believe is a myth, since in both cases a pre-test is necessary. The teaching aims to address Genetic contents, such as multiple alleles and blood groups, and it would be possible to approach multiple alleles with less complex and easily viewed subjects. Seeking the deconstruction of myths, especially about the importance of knowing your own blood group in case of medical emergencies.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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