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2019_GracielePereiraLemos.pdf895,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCosta, Jonatas Maia da-
dc.contributor.authorLemos, Graciele Pereira-
dc.date.accessioned2020-04-08T14:28:55Z-
dc.date.available2020-04-08T14:28:55Z-
dc.date.issued2020-04-08-
dc.date.submitted2019-08-09-
dc.identifier.citationLEMOS, Graciele Pereira. A Educação Física na Educação Infantil do Distrito Federal: uma experiência em construção. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37402-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto de estudo a Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI), na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), implementada pelo Projeto Educação com Movimento (PECM), a partir de um estudo de abordagem qualitativa, em três escolas dessa rede de ensino. O problema orientador dessa pesquisa, pode ser formulado da seguinte maneira: Como vem sendo construída a experiência dos Professores de EF atuantes na EI e inseridos no PECM da SEDF? O objetivo geral do estudo é, portanto, compreender o panorama atual da EF na EI na SEDF. Os objetivos específicos consistiram em: identificar o percurso histórico da EI no Brasil e os atuais condicionantes legais; apresentar a relação da EF com a EI segundo os estudos científicos; identificar as propostas curriculares que fundamentam a sistematização dos conteúdos na EI e como elas podem contribuir para seleção de conteúdos pelo professor de Educação física. O trabalho de campo teve duração de seis meses, entre a autorização para ir nas escolas e organização dos dados produzidos, o que possibilitou a construção das seguintes categorias de análise: formação e a experiência com a EF escolar; organização do trabalho na escola; espaços e materiais disponíveis; relação com as professoras regentes; a EDF no PPP da escola; a relação com o currículo da EI e a sistematização dos conteúdos e práticas pedagógicas. Tais categorias emergiram das entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, dos registros e anotações resultantes das observações realizadas e da revisão de literatura acerca dos aspectos que constituem o problema de pesquisa. As questões suscitadas pela análise realizada permitiram compreender que, a experiência da EF na EI nas escolas investigadas tem sido positiva, pois tanto as escolas têm se esforçado em adequar a sua dinâmica para que os professores se sintam acolhidos, quanto os professores de EF, têm se mostrado satisfeitos com o fruto do trabalho realizado com as crianças e demonstram vontade de permanecerem nas suas respectivas escolas. Entretanto as problemáticas, enunciadas em cada uma das categorias, atestam a necessidade de sejam realizados mais estudos que produzam apontamentos para qualificar cada vez mais a inserção da EF na EI.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Educação Física na Educação Infantil do Distrito Federal : uma experiência em construçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordProjeto Educação com Movimento (PECM)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation has as object of study the Physical Education in the Early Childhood Education in the Secretary of Education of the Federal District, implemented by the Education with Movement Project, from a qualitative approach study, in three schools of this education network. The guiding problem of this research can be formulated as follows: How is the experience of Physical Education teachers working in early childhood education and inserted in the Education with Movement Project of the Federal District Department of Education? The general objective of the study is, therefore, to understand the current panorama of Physical Education in Early Childhood Education at the Department of Education of the Federal District. The specific objectives were: to identify the historical course of early childhood education in Brazil and the current legal constraints; to present the relationship between Physical Education and Early Childhood Education according to scientific studies; identify the curriculum proposals that underlie the systematization of contents in early childhood education and how they can contribute to the selection of contents by the physical education teacher. The fieldwork lasted six months, between authorization to go to schools and organization of the data produced, which allowed the construction of the following categories of analysis: training and experience with school Physical Education; organization of work at school; spaces and materials available; relationship with the teaching teachers; Physical Education in the school Pedagogical Political Project; the relation with the preschool curriculum and the systematization of the contents and pedagogical practices. These categories emerged from interviews with three teachers, records and notes resulting from observations and literature review about the aspects that constitute the research problem. The questions raised by the analysis made it possible to understand that the experience of Physical Education in Early Childhood Education in the investigated schools has been positive, as both schools have been striving to adjust their dynamics so that teachers feel welcomed, as teachers of Education Physics, have been satisfied with the fruit of the work done with the children and show willingness to stay in their respective schools. However, the problems listed in each of the categories attest to the need for further studies to produce notes to further qualify the inclusion of Physical Education in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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