http://repositorio.unb.br/handle/10482/37456
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_CássioMoreiraSantos.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados |
Autor(es): | Santos, Cássio Moreira |
Orientador(es): | Campos, Élida Geralda |
Coorientador(es): | Lima, Marcelo Hermes |
Assunto: | Estresse oxidativo Ensino de Biologia Biologia - estudo e ensino Animais vertebrados Ferramentas educacionais |
Data de publicação: | 13-Abr-2020 |
Data de defesa: | 29-Ago-2019 |
Referência: | SANTOS, Cássio Moreira. Abordagem para o ensino de Biologia: Introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados, 2019. 121 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Os animais em seu ambiente natural são muitas vezes submetidos a condições extremas, e algumas espécies se mostram adaptadas para situações de baixa concentração de oxigênio. Quando se analisa a resposta metabólica de algumas espécies expostas a hipóxia, anóxia ou estivação, dentre outras situações extremas, constata-se a produção de antioxidantes em resposta a um possível aumento na concentração de espécies reativas de oxigênio (EROs), como mecanismo de auto preservação. Esse fenômeno de elevada produção de alguns antioxidantes sob condição de oxigênio limitante, foi denominado de Preparo para o Estresse Oxidativo (POS), sendo observado em vários organismos de oito filos diferentes. O presente trabalho teve como objetivo a criação de uma ferramenta pedagógica e o desenvolvimento de uma sequência didática que permita a apresentação da Teoria do POS para os estudantes do Ensino Médio. O processo de ensino está atrelado, entre outros fatores, a escolha adequada da metodologia e das ferramentas didáticas, assim, as possibilidades são inúmeras e bem diversificadas. Como ferramenta efetiva de ensino optamos pela construção de um blog científico sobre os animais vertebrados que realizam o fenômeno do POS e como alternativa para explorar todos os recursos disponíveis no blog, idealizamos uma sequência didática constituída de seis aulas na 1a Série do Ensino Médio. Após a aplicação da sequência didática e tendo o blog como ferramenta principal de pesquisa, percebemos que a utilização do blog associado a uma sequência didática que favoreça o ensino investigativo contribuiu para melhorar o índice de aprendizagem dos estudantes, fato comprovado pela análise dos resultados da avaliação realizada via aplicativo Plickers. A melhoria da qualidade de ensino observada no presente trabalho pode ser atribuída à combinação entre a utilização do blog, a sequência didática e a realização de metodologias de ensino investigativo. |
Abstract: | Animals in their natural environment are often subjected to extreme conditions, and some species are adapted to situations of low oxygen concentration. When analyzing the metabolic esponse of some species exposed to hypoxia, anoxia or aestivation, among other extreme situations, we find the production of antioxidants in response to a possible increase in the concentration of reactive oxygen species (ROS) as a mechanism of self preservation. This phenomenon of high production of some antioxidants under limiting oxygen condition was called “Preparation for Oxidative Stress” (POS), and it is observed in several organisms of eight different phyla. The present work had as objective the development of a pedagogical tool and the development of a didactic sequence that will make possible the presentation of the POS Theory to the high school students. The teaching process is linked, among other factors, to the appropriate choice of methodology and teaching tools, thus, the possibilities are numerous and well diversifi d. As an effective teaching tool we chose to build a scientific blog about vertebrate animals that perform the POS phenomenon, and as an alternative to explore all the resources available on the blog, we designed a didactic sequence consisting of six classroom lessons for 10th grade students. After the application of the didactic sequence and using the blog as the student ́s main research tool, we concluded that the use of the blog associated with a didactic sequence that favors the investigative teaching contributed to improve the students learning index, a fact indicated by the analysis of the evaluation results performed via the Plickers app. The improvement of the teaching quality observed in the present work can be attributed to the combination between the use of the blog about the POS theory, the didactic sequence and the accomplishment of investigative teaching methodologies. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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