Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Abádia da | - |
dc.contributor.author | Sato, Cristiane Akemi | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-13T18:46:58Z | - |
dc.date.available | 2020-04-13T18:46:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-14 | - |
dc.identifier.citation | SATO, Cristiane Akemi. Gestão escolar em duas escolas de ensino médio - DF : o Programa de Ensino Médio de Tempo Integral. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37459 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica elegeu por objeto de investigação a Lei Federal nº 13.415/2017 a partir da ampliação da jornada em escolas de ensino médio. Propôs-se como objetivo geral desvelar o processo de formulação da Lei nº 13.415/2017 e a implementação do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, e, como objetivos específicos: i) desvendar as forças políticas e sociais que atuaram no processo de produção e elaboração da Reforma do Ensino Médio (2017), ii) contextualizar a articulação da ampliação da jornada escolar no Distrito Federal entre os anos de 2009 a 2018, iii) compreender os pressupostos teórico-ideológicos que sustentam a implementação da Lei nº 13.415/2017, considerando: a) as atribuições do diretor escolar e b) a gestão da ampliação da jornada em duas escolas públicas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, e, iv) analisar a gestão escolar in loco em escolas públicas de ensino médio do DF que aderiram ao Programa de Fomento ao Tempo Integral, em relação às ações pedagógicas. As questões norteadoras foram: Como os aspectos históricos, políticos e econômicos fundamentam a proposta da ampliação da jornada escolar? Como a gestão escolar é modificada para atender um programa de tempo integral? Na intenção de investigar, de modo científico, o real, inserido dentro de uma prática social, empregou-se como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, utilizando as categorias de mediação e contradição. O estudo de natureza exploratória e de abordagem qualitativa foi organizado em etapas de revisão bibliográfica, levantamento de documentos e análise de dados no campo empírico. A análise aponta que no processo de formulação da Lei nº 13.415/2017, as proposições de organismos internacionais influenciaram a concepção e a formação que se pretende para o estudante do EM, voltadas, sobretudo para suprir as necessidades do mercado de trabalho. Ainda, com a ampliação da jornada escolar apontam-se as seguintes contradições: a) o aumento da permanência no número de horas na escola, mas com um esvaziamento do currículo; b) o fomento de tempo integral com o corte nos investimentos e, ainda por tempo limitado; c) a responsabilidade do gestor em atingir resultados, mas com restrita autonomia da gestão dos recursos financeiros e, d) mecanismo de exclusão dentro da própria escola que seleciona somente alguns alunos e turmas para a jornada escolar ampliada. Em relação à gestão escolar nas instituições que aderiram ao Programa de Fomento em Tempo Integral, observa-se que os diretores escolares tiveram uma intensificação no seu trabalho e em suas atribuições, ao mesmo tempo, nas entrevistas manifestaram que o programa traz benefícios, mas confundem a função da escola, destacando, sobretudo, o papel de proteção e assistencialismo para os alunos. As atividades e oficinas ofertadas na Parte Flexível do Programa EMTI foram avaliadas pelos estudantes como insatisfatórias, bem como apontaram a falta de estrutura, organização e planejamento das atividades e oficinas cursadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar em duas escolas de ensino médio - DF : o Programa de Ensino Médio de Tempo Integral | pt_BR |
dc.title.alternative | School management in two secondary schools of education - DF: full-time secondary school program | pt_BR |
dc.title.alternative | Gestión escolar en dos escuelas secundarias de educación – DF : el Programa de la Escuela Secundaria de Tiempo Integral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornada escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Fomento às Escolas de Tempo Integral (EMTI) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work linked to the Postgraduate Program in Education of the Faculdade de Educação -
Universidade de Brasília, in the line of research Public Policies and Management of Basic Education,
chose as object of investigation the Federal Law 13.415/2017 and the school management from the
extension of the journey in high schools. It was proposed as a general objective to unveil the process
of formulation of Law 13.415/2017 and the implementation of the Program for the Promotion of Full
Time Schools (EMTI), and as specific objectives: i) to identify and unveil the political and social
forces that operate in the (2017), ii) to contextualize the articulation of Federal Programs in the
Federal District, especially regarding the extension of the school day between the years 2009 to 2018,
iii) to understand the theoretical assumptions which support the implementation of Law 13,415 / 2017,
considering: a) the responsibilities of the school director and b) the management of full time in two
public schools linked to the State Department of Education of the Federal District - SEEDF, and iv)
analyze the school management in loco in public high schools of the DF that adhered to the Promotion
Program, in relation to pedagogical actions. The guiding questions for the research work are explained
in the following questions: How do the historical, political and economic aspects support the proposal
to extend the school day? How is school management modified to fit a full-time program? In order to
investigate, in a scientific way, the real, inserted within a social practice, the dialectical historical
materialism was used as theoretical-methodological reference, using the categories of mediation and
contradiction. The study of an exploratory nature and a qualitative approach has as its starting point a
concrete question, apprehended in a historical dimension. In this way, the research was organized in
steps of bibliographic review, survey and document research and data analysis in the empirical field
that was selected after joining the EMTI instituted by Administrative Rule 1145/2016. SEEDF
indicated 13 public schools that fulfilled the objective conditions for membership, and of that group,
two schools of the Regional Coordination of Taguatinga were chosen. The analysis shows that in the
process of formulating Law 13.415/2017, the proposals of international organizations influenced the
conception and the training that is intended for the student of the MS, focused, in particular, to meet
the needs of the labor market. Also, with the expansion of the school day, the following contradictions
are pointed out: a) the increase in the number of hours in school, but with a lack of curriculum; b) the
promotion of full time with the cut in investments and, even for a limited time; c) the responsibility of
the manager to achieve results, but with limited autonomy of the management of financial resources;
and d) exclusion mechanism within the school itself that selects only a few students and classes for the
extended school day. Regarding school management in the institutions that joined the full-time
program, it is observed that the principals intensified their work and their duties, while at the same
time, in the interviews, they stated that the program has benefits, but confuse the function. school,
highlighting, above all, the role of protection and assistance for students. The activities and workshops
offered in the Flexible Part of the EMTI Program were rated by students as unsatisfactory, as well as
pointing to the lack of structure, organization and planning of activities and workshops attended. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo vinculado al Programa de Postgrado en Educación de la Facultad de Educación de la
Universidad de Brasilia, en la línea de investigación Políticas Públicas y Gestión de la Educación
Básica, eligió como objeto de investigación la Ley Federal 13.415/2017 y la gestión escolar de la
ampliación de la jornada escolar. Se propuso como objetivo general desvelar el proceso de
formulación de la Ley 13.415/2017 y la implementación del Programa para la Promoción de Escuelas
de Tiempo Integral (EMTI), y como objetivos específicos: i) identificar y revelar las fuerzas políticas
y sociales que operan en el (2017), ii) contextualizar la articulación de los Programas Federales en el
Distrito Federal, especialmente con respecto a la extensión del día escolar entre los años 2009 a 2018,
iii) para comprender los supuestos teóricos (b) la gestión del tiempo completo en dos escuelas públicas
vinculadas al Departamento de Educación del Estado del Distrito Federal (SEEDF), y (iv) para
analizar La gestión escolar in loco en las escuelas secundarias públicas del DF que se adhirieron al
Programa de Promoción, en relación con las acciones pedagógicas. Las preguntas de orientación para
el trabajo de investigación se explican en las siguientes preguntas: ¿Cómo los aspectos históricos,
políticos y económicos apoyan la propuesta de extender el día escolar? ¿Cómo se modifica la
administración escolar para que se ajuste a un programa de tiempo completo? Para investigar, de
manera científica, lo real, insertado en una práctica social, se utilizó el materialismo histórico
dialéctico como referencia teórico-metodológica, utilizando las categorías de mediación y
contradicción. El estudio de carácter exploratorio y enfoque cualitativo tiene como punto de partida
una cuestión concreta, captada en una dimensión histórica. De esta manera, la investigación se
organizó en pasos de revisión bibliográfica, investigación de encuestas y documentos y análisis de
datos en el campo empírico que se seleccionó después de unirse a la EMTI instituida por la Regla
administrativa 1145/2016. SEEDF indicó 13 escuelas públicas que cumplieron con las condiciones
objetivas para la membresía, y de ese grupo, se seleccionaron dos escuelas de la Coordinación
Regional de Taguatinga. El análisis muestra que en el proceso de formulación de la Ley 13.415/2017,
las propuestas de las organizaciones internacionales influyeron en la concepción y la capacitación que
está destinada al estudiante de la EM, enfocada, en particular, a satisfacer las necesidades del mercado
laboral. Además, con la expansión del día escolar, se señalan las siguientes contradicciones: a) el
aumento en el número de horas en la escuela, pero con una falta de currículo; b) la promoción de
tiempo completo con el recorte de inversiones e, incluso por un tiempo limitado; c) la responsabilidad
del gerente para lograr resultados, pero con una autonomía limitada en la administración de los
recursos financieros, y d) un mecanismo de exclusión dentro de la propia escuela que selecciona solo
unos pocos estudiantes y clases para el día escolar extendido. Con respecto a la gestión escolar en las
instituciones que adoptaron el programa de tiempo integral, se observa que los directores
intensificaron su trabajo y sus deberes, mientras que al mismo tiempo, en las entrevistas, declararon
que el programa trae beneficios, pero confunden la función de la escuela, destacando, sobre todo, el
papel de protección y asistencia a los alumnos. Las actividades y los talleres que se ofrecen en la Parte
flexible del programa EMTI fueron calificados por los estudiantes como insatisfactorios, además de
señalar la falta de estructura, organización y planificación de las actividades y talleres a los que asistió. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|