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2019_JúliaPalmaGuneschVieira.pdf7,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorQueiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de-
dc.contributor.authorVieira, Júlia Palma Gunesch-
dc.date.accessioned2020-04-15T15:52:22Z-
dc.date.available2020-04-15T15:52:22Z-
dc.date.issued2020-04-15-
dc.date.submitted2019-08-12-
dc.identifier.citationVIEIRA, Júlia Palma Gunesch. Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37491-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira (SG) a processos criativos teatrais, a fim de averiguar suas possibilidades e potencialidades artísticas. Para isso, conjuntamente à investigação teórica foram desenvolvidos três diferentes processos criativos ao longo destes estudos de mestrado: GANCHOS (2018); Quarta da Carne (2019) e ALAÍDE (2019), que auxiliaram na investigação de algumas hipóteses levantadas inicialmente. A metodologia de abordagem se dá a partir da mútua alimentação entre fundamentação teórica e processo prático-poético, apoiada pelas noções da Practice as Research (PaR) compartilhadas pelo professor e pesquisador inglês Robin Nelson. Busca-se examinar a possibilidade de uma organicidade na fusão entre as linguagens do teatro e da dança de salão brasileira samba de gafieira e possíveis potencialidades artísticas provenientes dessa organicidade. A dissertação está dividida em três momentos. A partir de uma breve perspectiva histórica no Capítulo I busca-se compreender melhor como se deu a formação desta dança, investigando as hibridações culturais que possibilitaram o desenvolvimento das danças de salão brasileiras no Brasil para buscar melhor compreender como ocorreu a origem da dança samba de gafieira. Para isso contarei com o importante auxilio de autoras e autores nesta busca como Elizabeth Aldrich (1998), Bettina Ried (2003), Nestor Garcia Canclini (2016), Peter Burke (2006), Zeca Ligiéro (2011), Alejandro Frigerio, Lira Neto (2017), Jota Efegê (1974), Leonor Costa (2011) e Marco Antônio Perna (2011). No Capítulo II serão abordadas características básicas das danças de salão brasileiras e características específicas do samba de gafieira com o objetivo de buscar melhor compreender o princípio de interação entre os corpos do samba de gafieira a ser aplicado aos processos criativos. Para tentar alcançar essa melhor compreensão será estabelecido um diálogo com outros(as) teóricos(as) como Maristela Zamoner (2011), Denise Zenícola (2005) e Edward T. Hall (1977) e ainda José Gil (2001), Zilá Muniz (2011), Ciane Fernandes (2006), Lenira Peral Rengel (2001), que aportam conceitos úteis baseados nas práticas de coreógrafos(as) como Steve Paxton, Anna Halprin, Merce Cunningham e Rudolf Laban, que darão suporte a conceitos trabalhados no samba de gafieira. No Capítulo III os processos criativos teatrais serão apresentados e analisados individualmente a partir dos conceitos trabalhados nos capítulos anteriores e em seguida será compartilhada a busca das potencialidades artísticas realizada a partir de exercícios e provocações cênicas que ocorreu ao longo desta pesquisa. Os resultados alcançados supriram as expectativas iniciais, revelando um potencial ainda maior do que o imaginado na criação de cenas a partir da dança samba de gafieira, bem como sobre os benefícios para a cena e para os intérpretes que a prática da interação entre os corpos pode trazer.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSamba de gafieirapt_BR
dc.subject.keywordDança - aspectos antropológicospt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordDança de salãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigates the application of the principle of interaction between the bodies of the dance samba de gafieira (SG) to creative theatrical processes, in order to ascertain their possibilities and artistic potentialities. For this, jointly to the theoretical investigation were developed three different creative processes throughout these master's studies: GANCHOS (2018); Quarta da Carne (2019) and ALAÍDE (2019), which helped to investigate some hypotheses raised initially. The methodology of approach comes from the mutual feeding between theoretical foundation and practical-poetic process, supported by the notions of Practice as Research (PaR) shared by the English professor and researcher Robin Nelson. It seeks to examine the possibility of an organicity in the fusion between the languages of the theater and the Brazilian ballroom dance samba de gafieira and possible artistic potentials from this organicity. The dissertation is divided into three moments. From a brief historical perspective in Chapter I, it is sought to better understand how the formation of this dance occurred, investigating the cultural hybridizations that allowed the development of the Brazilian ballroom dances in Brazil to better understand how the origin of the dance samba de gafieira. For this I will count on the important help of authors and authors in this search, such as Elizabeth Aldrich (1998), Bettina Ried (2003), Nestor Garcia Canclini (2016), Peter Burke (2006), Zeca Ligiéro (2011), Alejandro Frigerio, Lira Neto (2017), Jota Efegê (1974), Leonor Costa (2011) and Marco Antônio Perna (2011). In Chapter II, basic characteristics of the Brazilian ballroom dances and specific characteristics of the samba de gafieira will be approached in order to better understand the principle of interaction between samba de gafieira bodies to be applied to creative processes. To try to achieve this better understanding will be established a dialogue with other theoreticians such as Maristela Zamoner (2011), Denise Zenícola (2005) and Edward T. Hall (1977) and José Gil (2001), Zilá Muniz (2005), Ciane Fernandes (2006), Lenira Peral Rengel (2001), who provide useful concepts based on the practices of choreographers such as Steve Paxton, Anna Halprin, Merce Cunningham and Rudolf Laban, who will support concepts workrd on samba de gafieira. In Chapter III, the theatrical creative processes will be presented and analyzed individually based on the concepts worked on in previous chapters, and then the search for artistic potentialities will be shared through exercises and scenic provocations that occurred throughout this research. The results achieved have met the initial expectations, revealing an even greater potential than imagined in the creation of scenes from the dance samba de gafieira, as well as on the benefits to the scene and to the interpreters that the practice of the interaction between the bodies can bring.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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