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2019_LorenadeAlmeidaCavalcante.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAraújo, Claisy Maria Marinho-
dc.contributor.authorCavalcante, Lorena de Almeida-
dc.date.accessioned2020-04-16T23:39:19Z-
dc.date.available2020-04-16T23:39:19Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.date.submitted2019-08-23-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Lorena de Almeida. Formação continuada em psicologia escolar: (re)configurando sentidos na prática profissional. 2019. 254 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37525-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto brasileiro, a formação continuada em Psicologia Escolar teve origem sob o propósito de suprir lacunas de uma formação inicial. Após formulações críticas e reflexivas, passou a nortear-se por finalidades prospectivas, que se integram e complementam, sob a intenção de promover processos de desenvolvimento humano adulto de profissionais. O presente trabalho objetivou investigar estratégias metodológicas favorecedoras de (re)configuração de perfis profissionais no âmbito da formação continuada para psicólogas escolares. Para tanto, foram realizadas duas pesquisas-intervenção, uma junto a profissionais que atuavam em uma instituição de ensino privada, e outra com profissionais vinculados à rede pública, nas Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem. Ambos os contextos se localizam no Distrito Federal. Nos encontros formativos realizados em cada pesquisa-intervenção, foram utilizadas como estratégias metodológicas: mediação estética, tutorial, estudo de caso, socialização de roteiros para registro da prática profissional, apresentação de perguntas mobilizadoras, análise coletiva de documentos institucionais acompanhada de registro em post-its, memorial e síntese integrativa dos sentidos circulados. Verificou-se que, dentre elas, a mediação estética diferenciou-se qualitativamente na consecução do propósito de promover desenvolvimento humano adulto. Ela favoreceu processos de conscientização que estão na base da reconfiguração de sentidos e da transformação de concepções e práticas dos profissionais participantes, impulsionando funções psicológicas complexas, tais como análise, síntese e imaginação. Considera-se que a presente pesquisa oportunizou avanços teóricos e metodológicos à literatura da área da Psicologia Escolar, com destaque para a metodologia da pesquisa-intervenção e para os temas da formação continuada e da promoção de desenvolvimento humano adulto. Além disso, ela se constituiu como ato político, uma vez que as ações intencionalmente planejadas e executadas nos Estudos 1 e 2 refletiram o compromisso com a mudança de condições sociais, históricas e culturais, de modo a conduzir processos emancipatórios junto às psicólogas escolares participantes. Aponta-se para a relevância de estudos futuros que contribuam para a concretização de uma Psicologia Escolar ciente das potencialidades de transformação social, pois o engajamento na conscientização e no empoderamento de muitos é fundamental para que ocorram mudanças críticas no pensamento, e não apenas a modificação de atividades. Como agendas futuras de pesquisa, sugere-se: (a) acompanhar como os processos de aprendizagem e desenvolvimento mediados ao longo da formação continuada se materializaram nas práticas profissionais das psicólogas escolares participantes; (b) ampliar a análise sobre o uso de mediações estéticas na formação continuada para psicólogos escolares que atuam em contextos como organizações não governamentais, Instituições de Ensino Superior e creches; (c) averiguar que estratégias metodológicas, para além do uso da arte, contribuem para a realização de mediações favorecedoras da (re)configuração de perfis profissionais no âmbito da formação continuada para psicólogos escolares; e (d) investigar o perfil e as competências necessários àqueles que se propõem a planejar e executar formações continuadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação continuada em Psicologia Escolar : (re)configurando sentidos na prática profissionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.keywordPsicólogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the Brazilian context, the continuing education in Psychology had its origins linked to the purpose of overcoming lacks of the initial education. After critical and reflexive formulations, it began to be guided by prospective objectives that are integrated and complementary one to another, with the intention of promoting processes of adult human development among psychology professionals. This study aimed to investigate methodological strategies that favor the (re)configuration of professional profiles concerning the continuing education for school psychologists. Two intervention-researches were conducted, one among professionals from a private school institution, and another with professionals from public education system (Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem). Both contexts took place in Distrito Federal, Brazil. For the intervention meetings, on each intervention research, methodological strategies were used, such as: aesthetic mediation, tutorial, case studies, socialization of scripts to record the professional practice, presentation of mobilizing questions, group analysis of institutional documents using post-its as recording material, memorial and integrative synthesis of the appointed meanings. Among all of those, it was verified that the aesthetic mediation had a qualitative highlight in the pursue of the purpose to promote adult human development. It favored processes of awareness that are at the basis of the reconfiguration of significances, and it also favored the transformation of the participant professionals’ conceptions and practices, boosting complex psychological functions, such as analysis, synthesis and imagination. It is considered that this research made theoretical and methodological advances possible, adding to the School Psychology literature, mainly regarding the methodology of intervention-research and the themes of continuing education and promotion of adult human development. Besides, the research constituted an political act, once the intentional actions planed and performed on the Studies 1 and 2 reflected the commitment with the change of historical and cultural social conditions, conducting emancipation processes among the school psychologists participants. It is indicated the relevance of future studies that can contribute to the awareness of the School Psychology, aware of the potential to make social transformations, because the commitment in the processes of awareness and empowerment of many people is essential to make changes on critical thinking, not limited to the modification of activities. As future research agendas, there are some suggestions: (a) to verify how learning and development processes mediated through the formation education are materialized in the professional practices of the school psychologists participants; (b) to develop the analysis about the use of aesthetic mediations on continuing education for school psychologists who work in non-governmental organizations, higher education institutions and child care centers; (c) to study which methodological strategies, beyond the use of art, can contribute for mediations that favor the (re)configuration of professional profiles regarding continuing education for school psychologists; and (d) to investigate the profile and the competences needed for those who aim to plan and perform continuing education.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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