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2019_LucianaCristinaSousadasMercês.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorToledo, Orlando Ayrton de-
dc.contributor.authorMercês, Luciana Cristina Sousa das-
dc.date.accessioned2020-04-17T00:10:24Z-
dc.date.available2020-04-17T00:10:24Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.date.submitted2019-06-12-
dc.identifier.citationMERCÊS, Luciana Cristina Sousa das. Avaliação do conhecimento de estudantes de Odontologia do Distrito Federal sobre traumatismo dentoalveolar do tipo avulsão. 2019. 40 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37530-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEstudo transversal, observacional e quantitativo objetivando verificar o conhecimento de acadêmicos de cursos de Odontologia de cinco instituições de ensino superior do Distrito Federal, frente ao traumatismo dentário do tipo avulsão. Um questionário elaborado e validado por FUJITA et al., 2014, composto de três partes e 12 questões, a primeira parte referente ao perfil demográfico dos estudantes, a segunda referente ao conhecimento apresentado sobre traumatismo dentário e a terceira referente ao manejo do traumatismo dentário por parte do estudante foi aplicado para 241 alunos de forma voluntária e sem interferência do pesquisador. Para comparação entre as variáveis utilizou-se o teste Chi-quadrado com nível de significância p< 0,05. O achado geral foi que o conhecimento sobre traumatismo dentário pelos estudantes de odontologia do Distrito Federal foi considerado inadequado. De acordo com os resultados da primeira parte ao se comparar a questão 4, tabela 1 (O aluno possui algum treinamento em primeiros-socorros de traumatismo dentário?) entre as instituições, foi observada diferença estatística entre elas (Chi-quadrado, p=0.002). A instituição B e a instituição C apresentaram uma porcentagem de treinamento inferior às demais, enquanto que a instituição E apresentou a maior porcentagem de alunos com treinamento em traumatismo dentário. Já para a segunda parte, questão 8, Tabela 2 (Qual é o manejo a ser realizado após o traumatismo dentário descrito? Ordem de prioridade?), a instituição B apresentou a maior porcentagem de acerto para primeira etapa que seria a lavagem do dente (p 0.05). Ao se avaliar a sequência correta, a instituição C apresentou a maior porcentagem de acerto (p 0.05). Com relação a terceira parte, as opções salina e leite foram as mais escolhidas como meio de armazenamento, e mais uma vez a instituição E apresentou maior porcentagem de acerto para solução salina, quando comparada às demais universidades (p 0.05). Na tentativa de ver se o aluno saberia a ordem de prioridade das soluções, avaliou-se se a sequência estava correta a média de acerto foi de 28% (68/241), somando-se todas as universidades. Os achados sugerem que conhecimento sobre o adequado manejo do dente permanente avulsionado por parte de estudantes de Odontologia do Distrito Federal –DF dos 9º e 10º semestres é inadequado.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento de estudantes de Odontologia do Distrito Federal sobre traumatismo dentoalveolar do tipo avulsãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTraumatismo dentáriopt_BR
dc.subject.keywordOdontologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordDentista - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAvulsão dentáriapt_BR
dc.contributor.advisorcoRezende, Liliana Vicente Melo de Lucas-
dc.description.abstract1A cross - sectional, observational and quantitative study aimed at verifying the knowledge of dental academics of five higher education institutions in the Distrito Federal, in the face of avulsion - type dental trauma. A questionnaire elaborated and validated by FUJITA et al., 2014, composed of three parts and 12 questions, the first part related to the demographic profile of the students, the second referring to the knowledge presented about dental traumatism and the third referring to the management of dental traumatism by part of the student was applied to 241 students voluntarily and without interference from the researcher. The Chi-square test was used to compare the variables with significance level p<0.05. The general finding was that the knowledge about dental trauma by dentistry students of the Distrito Federal was considered inadequate. According to the results of the first part, when comparing question 4, table 1 (Does the student have some training in first aid of dental traumatism?) Between the institutions, a statistical difference was observed between them (Chi-square, p = 0.002). Institution B and Institution C presented a percentage of training inferior to the others, whereas Institution E presented the highest percentage of students with training in dental traumatism. As for the second part, question 8, Table 2 (What is the management to be performed after the described tooth trauma? Priority order?), Institution B presented the highest percentage of correctness for the first step that would be tooth washing (p<0.05). When the correct sequence was evaluated, institution C presented the highest percentage of correctness (p<0.05). Regarding the third part, the saline and milk options were the most chosen as a storage medium, and once again Institution E presented a higher percentage of salt solution compared to other universities (p0.05). In an attempt to see if the student would know the order of priority of the solutions, it was evaluated if the sequence was correct the mean of correctness was 28% (68/241), adding up all the universities. The findings suggest that knowledge about the adequate handling of the permanent tooth avulsed by Dentistry students of the Distrito Federal -DF of the 9th and 10th semesters is inadequate.pt_BR
dc.contributor.emaillulumerces@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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