Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37533
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_AnaCláudiaPinheirodaSilva.pdf
Restrito
3,36 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Uma compreensão para a poesia na comunicação
Autor(es): Silva, Ana Claudia Pinheiro da
Orientador(es): Bastos, Fernando
Assunto: Comunicação - teoria (Filosofia)
Poesia do discurso
Data de publicação: 16-Abr-2020
Referência: SILVA, Ana Claudia Pinheiro da. Uma Compreensão para a poesia na comunicação. Brasília, 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Dizemos, de início, que o intuito deste estudo não é tratar da essência ou do fundamento do fazer artístico, o que se acha n’A Origem da Obra de Arte, de Heidegger. Mas, procura um caminho que nos aproxime de uma interpretação e de uma compreensão possíveis para a problemática da linguagem no âmbito da comunicação, seguindo a proposição de que o dizer do discurso pode ser compreendido pela linguagem que significa e comunica, ou seja, o lógos. Procura, na obra do filósofo citado, basicamente em Hödedin e a Essência da Poesia, compreender a “poesia” no mesmo sentido empregado por Heidegger. Ou seja, no sentido do dizer projetante que, ao preparar o dizível, revela ao mundo também o indizível. Portanto, procuramos um caminho que nos levasse a encontrar a poesia do discurso que significa e comunica, em um tipo de formulação que coloca em discussão as questões relativas ao método, tendo a hermenêutica gadameriana como referência. Concluímos, assim, que o lógos, na sua seqüência lógica ou dialética, sendo o dizer inteligível que enuncia, e que este lógos para ser compreendido necessita de algo que ligue o seu dizer, diá (através), do lógos chegamos ao diálogo ou à comunicação. E, na esteira do pensamento de Heidegger e de Gadamer, se é a poesia que possibilita a linguagem e, por sua vez, é a linguagem que possibilita a comunicação, concluímos que toda comunicação é poética, que dizer, uma compreensão da poesia na comunicação.
Abstract: This study does not intend to discuss the essence or the basis of art making, what can be found in Origin cf the Work of Art, by Heidegger. Otherwise, search for a possible interpretation and a comprehension of the language problematics under a communicational scope, following the proposition that what the discourse means can be understood by what the language means and communicates, as lógx. Try to understand in Heidegger's writing, basically in Hôderlin and the Essence Poetry, the same meaning of poetry used also by hirru In other words, in the sense of the projecting speech, which, as prepares the speechable, reveals the unspeachable to the world. Therefore, we search for a way to find poetry in the discourse that means and communicates, in a kind of discussion about methodological questions, using Gadamer’s hermeneutic as reference. So, we conclude that, considering lógos, in a logical and dialectic sequency, as an expressive intelligible speech, and that we need something to link logos to its speech to understand it, we can reach dialogue or communication from lógDS. And, following Heidegger’s and Gadamers idea, if poetry can make language possible and, in its tum, language makes communication possible, we conclude that ali communication is also poetical: a comprehension of poetry in communication.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.