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dc.contributor.advisorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Margaret da Conceição-
dc.date.accessioned2020-04-20T16:17:49Z-
dc.date.available2020-04-20T16:17:49Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.date.submitted2019-08-06-
dc.identifier.citationSILVA, Margaret da Conceição. A compreensão de pessoas com deficiência intelectual sobre o ambiente de trabalho. 2019. xvii, 97 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37555-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo empírico foi identificar a compreensão das pessoas com deficiência intelectual (DI) sobre o ambiente de trabalho e teve como foco a formação do Conceito Complexo Inclusão no mercado de trabalho, abordando atividades, relações interpessoais e papéis. A pesquisa foi embasada na teoria da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Utilizamos metodologia qualitativa, com quatro participantes com DI, com idade acima de 18 anos, vinculados ao Serviço de Orientação para o Trabalho (SOT) no DF, inseridos no mercado de trabalho há pelo menos seis meses. Como método utilizamos entrevistas semiestruturadas de perspectiva narrativa, áudiogravadas e transcritas subsequentemente. Os resultados indicaram que o Conceito Complexo Inclusão no mercado de Trabalho foi formado por sete Temas Iniciais, que por sua vez organizaram-se em cinco Temas Complexos. Os Temas Iniciais encontrados foram classificados como: sentido do trabalho; relações interpessoais; facilidades no trabalho; dificuldades no trabalho; autopercepção - significado da DI; percepção do outro em relação à pessoa com DI e as perspectivas laborais. Os Temas Iniciais foram categorizados em cinco Temas Complexos, definidos pela seguinte formação complexa de significações: sentido do trabalho, relações interpessoais, políticas públicas, barreiras atitudinais e perspectivas laborais. A análise da formação conceitual indica que as narrativas dos Temas Complexos pelos participantes apresentaram diversas conotações sobre a inclusão no ambiente de trabalho: autorrealização, autoestima, independência financeira, autonomia pessoal e financeira, sentimento de aceitação e pertencimento, qualidade de vida, direitos e deveres sociais, vida social, protagonismo, satisfação pessoal e psicológica, barreiras atitudinais e falta de políticas públicas efetivas. A pesquisa é relevante por ouvir essas pessoas, visto que o trabalho tem sido considerado favorável à inclusão social. A pesquisa contribuirá para reflexão, conhecimentos produzidos na área, subsidiar políticas públicas relacionadas à essa clientela, formação continuada de profissionais interessados e melhoria dos espaços que recebem esses sujeitos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA compreensão de pessoas com deficiência intelectual sobre o ambiente de trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalho - inclusãopt_BR
dc.subject.keywordRelações interpessoaispt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de trabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this empirical study was to identify the understanding of people with intellectual disabilities (ID) about the work environment and focused on the formation of the Complex Concept Inclusion in the labor market, addressing activities, interpersonal relationships and roles. The research was based on the perspective theory of Historical-Cultural Psychology. We used a qualitative methodology with four participants with ID, aged over 18 years, linked to the Service of Orientation for work (SOT) in DF, inserted in the labor market for at least six months. As a method we used semi- structured interviews from narrative perspective, audio recorded and subsequently transcribed. The results indicated that the Complex Concept Inclusion in the labor market was formed by seven Initial Themes, which in turn were organized into five Complex Themes. The initial themes found were classified as: meaning of work; interpersonal relationships; facilities at work; difficulties at work; self- perception - meaning of ID; perception of the other in relation to the person with ID and the work perspectives. The Initial Themes were categorized into five Complex Themes, defined by the following complex formation of meanings: meaning of work, interpersonal relations, public policy, attitudinal barriers, and work perspectives. The Initial Themes were categorized into five Complex Themes, defined by the following complex formation of meanings: meaning of work, interpersonal relations, public policy, attitudinal barriers, and work perspectives. The analysis of the conceptual formation indicates that the narratives of Complex Themes by the participants presented several connotations about inclusion in the workplace: self-realization, self-esteem, financial independence, personal and financial autonomy, sense of acceptance and belonging, quality of life, rights and duties. social life, social life, protagonism, personal and psychological satisfaction, attitudinal barriers and lack of effective public policies. The research is relevant for listening to these people, since the work has been considered favorable to social inclusion. The research will contribute to reflection, knowledge produced in the area, subsidize public policies related to this clientele, continuing education of interested professionals and improvement of the spaces that receive these subjects.pt_BR
dc.contributor.emailmarga07silva@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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