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2019_RayssaAraújoCarnaúba.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFilice, Renísia Cristina Garcia-
dc.contributor.authorCarnaúba, Rayssa Araújo-
dc.date.accessioned2020-04-20T16:54:02Z-
dc.date.available2020-04-20T16:54:02Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.date.submitted2019-08-05-
dc.identifier.citationCARNAÚBA, Rayssa Araújo. Trajetórias de adolescentes negras e mães: por outras histórias, por outras políticas públicas. 2019. 173 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37558-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar a trajetória de estudantes negras que se tornaram mães durante sua formação na Educação Básica e a relação entre maternidade e evasão escolar na Cidade Estrutural, Distrito Federal a partir da perspectiva delas. Buscamos identificar e analisar se há transversalidade no acolhimento às jovens, considerando aspectos como raça, gênero e geração, em particular se as políticas educacionais e de saúde no DF contribuem para a redução da evasão escolar das adolescentes negras. Assim, verificar a trajetória de adolescentes mães e a evasão escolar, numa perspectiva interseccional de gênero, raça e geracional foi o objetivo central. Para o cumprimento deste propósito, utilizamos o que chamamos de metodologia interativa (GARCIA FILICE e CARNAÚBA, 2019), que incorpora diferentes técnicas (análise documental, entrevistas semiestruturadas, entrevistas narrativas), não desmerecemos a contribuição do Materialismo Histórico Dialético, muito menos da literatura decolonial do feminismo negro, e inovamos ao fazermos da História de Vida não como técnica, mas como metodologia, assim como a interseccionalidade, importante ferramenta na análise das falas das demandantes de políticas públicas. De forma geral, deparamo-nos com a ausência do Estado, de legislação e de política pública que atenda a essas adolescentes mães, revelando-nos um quadro de invisibilidade da gravidez adolescente no âmbito das políticas educacionais e de saúde. Adicionalmente, através das trajetórias das adolescentes, percebemos a falta de acolhimento oferecido a elas pelos sistemas educacional e de saúde, devido ao racismo estrutural e ao sexismo, e concluímos que para que essas demandantes permaneçam à escola é necessário que haja acesso universal e democrático à creche e uma rede de apoio sólida.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrajetórias de adolescentes negras e mães : por outras histórias, por outras políticas públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to evaluate the trajectory of black students who became mothers during their formation in Basic Education and the relation between motherhood and school dropout in Cidade Estrutural, Distrito Federal from their perspective. We sought to identify and evaluate whether there is a transversality approach in the reception of this young women, considering aspects such as race, gender and generation, particularly if the educational and health policies in Distrito Federal contribute to the reduction of school dropouts of black teenagers. Thus, verifying the trajectory of teenagers who became mothers and school dropout, from a transversal and intersectional perspective of gender, race and generational perspective, was the main objective. To fulfill this purpose, we applied what we call “interactive methodology” (GARCIA FILICE and CARNAÚBA, 2019), which incorporates different techniques (document analysis, semi-structured interviews, narrative interviews), with contributions from the Historical Dialectical Materialism, the decolonial view from the black feminism, and we innovated by applying the Story of Life not as a technique, but as a methodology, as well as intersectionality, an important tool in the analysis of the speeches of the demanders of public policies. Generally speaking, we encountered the absence of the State, legislation and public policy aimed at these teenager mothers, revealing a reality of invisibility of teenager motherhood in the context of education and health policies. Aditionally, through teenagers' trajectories, we conclude that for these young mothers to remain in school, there is necessary a universal and democratic access to day care and a solid support network.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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