Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37581
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LizandraFilgueirasAndrade.pdf970,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A vida cotidiana sob a sombra do autoritarismo : um triângulo de abrigo e solidão em As Meninas
Autor(es): Andrade, Lizandra Filgueiras
E-mail do autor: lizandrafandrade@gmail.com
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Telles, Lygia Fagundes, 1923 - crítica e interpretação
Mulheres na literatura
Literatura feminista
Feminismo e literatura
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Ditadura militar - Brasil
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: ANDRADE, Lizandra Filgueiras. A vida cotidiana sob a sombra do autoritarismo: um triângulo de abrigo e solidão em As Meninas. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Nessa dissertação apresentamos uma análise literária do romance As Meninas de Lygia Fagundes Telles, a leitura baseia-se no referencial teórico de uma crítica-estética marxista e feminista. Procuramos destacar a representação da historicidade acerca das representações sociais na obra e como as condições de classe e gênero delineiam as trajetórias das três personagens principais da narrativa, observando suas vivências em uma sociedade que enfrenta uma crise política, marcada pelo autoritarismo e pela violência e uma crise do patriarcalismo, decorrente de um importante momento de progressiva emancipação política e social das mulheres. O trabalho objetiva também ressaltar a significância da obra de Lygia Fagundes Telles para os estudos da ditadura militar no Brasil e da autoria feminina na literatura.
Abstract: In this dissertation, we present a literary analysis of the novel As Meninas by Lygia Fagundes Telles, the reading is based on the theoretical framework of a Marxist and feminist literary criticism. We have worked to demonstrate the representation of historicity about social representations in the novel and how class and gender conditions outline the trajectories of the three main characters of the narrative, observing their experiences in a society facing a political crisis, marked by authoritarianism and violence and a crisis of patriarchy system, due to an important moment of progressive political and social emancipation of women. The work also aims to highlight the significance of Lygia Fagundes Telles' work for the studies of military dictatorship in Brazil and female authorship in the literature
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.