Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Félix, Loussia Penha Musse | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ramon Rebouças Nolasco de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T21:56:44Z | - |
dc.date.available | 2020-05-11T21:56:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ramon Rebouças Nolasco de. Educação jurídica em contextos de inovação pedagógica e sociocultural: a experiência brasileira nas perspectivas docente e discente da FD-UnB e UFERSA. 2019. 509 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37672 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa abordou como a educação jurídica vem sendo vivenciada na FD-UnB e na
UFERSA, no contexto de diversidade étnico-racial e desigualdade socioeconômica dos seus
estudantes, a partir das narrativas dos seus docentes, alunos e gestores acadêmicos. Pretendeuse responder ao problema em torno das perspectivas de inovações pedagógicas neste cenário.
O trabalho teve os seguintes objetivos específicos: 1º) Analisar as políticas afirmativas de
acesso à educação superior no Brasil, considerando as abordagens da multiculturalidade nos
espaços escolares, o tratamento jurisprudencial sobre a matéria e os aspectos normativos que
projetam funções sociais para a educação; 2º) Identificar desafios relativos à permanência
estudantil e à equidade como parâmetro de qualidade educacional, no contexto de
implementação do sistema de cotas nas universidades federais; 3º) Compreender as
implicações epistemológicas na formulação de uma proposta educacional; 4º) Avaliar teorias
de aprendizagem e teorias de currículo, destacando suas imbricações com interesses políticoideológicos; 5º) Examinar como a concepção de currículo baseado em competências se
compatibiliza com o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem em ambientes
educacionais marcados pela heterogeneidade estudantil; e 6º) Investigar as práticas
educacionais vivenciadas nas graduações em Direito da UnB e da UFERSA, especialmente, a
partir das narrativas dos seus professores, estudantes e gestores acadêmicos. Foi realizada
revisão bibliográfica, especialmente, de obras sobre políticas afirmativas, teorias de
aprendizagem e de currículo. A investigação empírica consistiu em estudo de caso, aplicandose instrumentos estruturados para entrevistas individuais de professores e gestores e em
grupos focais de alunos, as quais foram interpretadas por meio da análise de conteúdo, com
apoio do software Iramuteq. Foi diagnosticada a escassez de estudos sobre os resultados que a
política de cotas tem proporcionado, embora exista farta produção acadêmica que indica a
necessidade de reformulações curriculares e de gestão para responder às demandas nas IFES.
As imbricações entre a teoria do conhecimento e as teorias pedagógicas, assim como as
disputas entre as teorias de aprendizagem e de currículo expressam conflitos epistêmicoideológicos intensos. Nestes embates, a aprendizagem e o currículo baseados em
competências se mostraram a proposta mais propícia ao desenvolvimento de inovações
pedagógicas necessárias, especialmente, no contexto de heterogeneidade estudantil, com
ênfase sobre a formação jurídica. Concluiu-se pela necessidade de projetos pedagógicos de
curso mais autônomos e criativos, com seus currículos mais flexíveis e baseados em
competências, abertos a conteúdos que dialoguem com as histórias de vida dos estudantes,
além do conhecimento científico essencial para a formação técnica e ético-cidadã. Para tanto,
são imprescindíveis as metodologias ativas, que centralizem os alunos para aprendizagens
significativas e plurais, articuladas de forma interdisciplinar e que assegurem acessibilidade
epistemo-metodológica, equidade e permanência estudantis, transformando o ambiente
acadêmico. Na abordagem empírica, foi possível identificar que os documentos oficiais das
IES analisadas contemplam a projeção de uma educação alinhada à tese ora defendida, bem
como as narrativas colhidas e analisadas indicam horizontes abertos para inovações
pedagógicas nestes termos, todavia, com algumas resistências e incompreensões por parte da
minoria dos sujeitos interrogados, a revelar um desafio para a gestão no tocante à capacitação
e suporte contínuos aos docentes e discentes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação jurídica em contextos de inovação pedagógica e sociocultural : a experiência brasileira nas perspectivas docente e discente da FD-UnB e UFERSA | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação jurídica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas afirmativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Permanência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research addressed how legal education has been experienced at Law School-University
of Brasilia and UFERSA (The Federal Rural University of the Semi-arid Region), in the
context of ethnic-racial diversity and socioeconomic inequality of its students, from the
narratives of its professors, students and academic staff. It intended to answer the problem
around the perspectives of pedagogical innovation in this scenario. The study had the
following specific objectives: 1) To analyze the affirmative action policies of access to higher
education in Brazil, considering the approaches of multiculturalism in school spaces, the
jurisprudential approach on the subject, and the normative aspects that propel social functions
for education; 2) Identify challenges related to student permanence and equity as a parameter
of educational quality, in the context of the implementation of the quota system in federal
universities; 3) Understand the epistemological implications in the formulation of an
educational proposal; 4) Evaluate learning theories and curriculum theories, highlighting their
intertwining with political-ideological interests; 5) To examine how the conception of a
competency-based curriculum is compatible with the development of teaching-learning
processes in educational environments that are marked by student heterogeneity; and 6)
Investigate the educational practices experienced in law degrees from UnB and UFERSA,
especially from the narratives of their teachers, students and academic staff. A literature
review was conducted, particularly of works on affirmative action policies, learning theories,
and of curriculum building. The empirical investigation consisted of a case study, applying
structured instruments for individual interviews of teachers and managers and in focus groups
of students that were interpreted through content analysis and supported by the Iramuteq
software. The scarcity of studies on the results that the quota policy has provided has been
diagnosed, although there is a large academic production that indicates the need for curricular
and management reformulations to respond to the demands of the public federal higher
education system. The imbrications between knowledge theory and pedagogical theories, as
well as disputes between learning and curriculum theories, express intense epistemicideological conflicts. In these clashes, learning and competency-based curriculums proved to
be the most propitious proposal for the development of necessary pedagogical innovations,
especially in the context of student heterogeneity, with an emphasis on legal education. It was
concluded that there is a need for more autonomous and creative pedagogical projects, with
their more flexible and competency-based curricula, open to content that dialogues with
students' life histories, in addition to the scientific knowledge essential for technical and ethiccitizen formation. Therefore, active methodologies that center students towards meaningful
and plural learning, articulated in an interdisciplinary way and that ensures epistemomethodological accessibility, equity and student permanence, and transforming the academic
environment, are essential. In the empirical approach, it was possible to identify that the
official documents of these HEIs contemplate the projection of an education aligned with the
thesis defended, as well as the narratives collected and analyzed indicating open horizons for
pedagogical innovation in these terms, although with some resistance and misunderstanding
on the part of a minor group of subjects who were interviewed, to reveal a challenge for the
management of continuous qualification and support for the teachers and students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|