http://repositorio.unb.br/handle/10482/37688
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2004_DecioGorini.pdf Restrito | 4,51 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Título: | Trilhas do sertão : música e imagem na representação do sertão no cinema brasileiro recente |
Autor(es): | Gorini, Décio |
Orientador(es): | Lopes, Denílson |
Assunto: | Sertão - Brasil Brasil - história Cinema brasileiro Trilha sonora |
Data de publicação: | 12-Mai-2020 |
Data de defesa: | 29-Jul-2004 |
Referência: | GORINI, Décio. Trilhas do sertão: música e imagem na representação do sertão no cinema brasileiro recente. viii, 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. |
Resumo: | Este trabalho tem como principais objetivos analisar o intercâmbio de sentido entre música e imagem no âmbito do cinema narrativo e, de modo mais específico, examinar como isto se dá em determinada parcela da produção cinematográfica recente que se debruça sobre a temática do sertão. Herdada inicialmente da literatura, desdobra-se desde os primórdios do cinema no Brasil uma tendência em se discutir a identidade nacional a partir da perspectiva rural, da periferia para o centro. Neste sentido, a representação cinematográfica do sertão tem se deslocado em direção a uma abordagem alegórica, ou seja, do sertão como terreno simbólico. A música, enquanto integrante da linguagem cinematográfica, participa, portanto, de maneira discreta mas efetiva, deste processo de representação de um sertão cinematográfico: sertão enquanto instância privilegiada para a discussão, no âmbito do cinema, dos problemas nacionais. |
Abstract: | The main objectives of this study are the analysis of the parameters shared between music and image in the narrative cinema, and the understanding of how this takes part in a specific type of the Brazilian recent cinematographic production, the one that leads with, and pictures, the sertão. With its first origins in the literature, the growing of a tendency of discussing the national identity based on the rural perspective has taken part of the Brazilian cinema as well. Thus, the cinematographic representation of the sertão is toward an allegorical approach, in other words, as a symbolic environment. Furthermore the music, as part of the cinematographic communication, participates discreetly, though efFectively, of this process of representing a cinematographic sertão, that is, the sertão as a perfect stage for the discussion of the national problems. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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