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Título: Separar, isolar, classificar o que no texto é uno : um narrador, nove espaços e nove tempos em o pássaro transparente
Autor(es): Rocha, Marcos Eduardo Lopes
Orientador(es): Hazin, Elizabeth Andrade
Assunto: Lins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretação
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Narrador (Literatura)
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: ROCHA, Marcos Eduardo Lopes. Separar, isolar, classificar o que no texto é uno: um narrador, nove espaços e nove tempos em o pássaro transparente. 2019. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo central apresentar um diário de releituras de certa narrativa de Osman Lins, “O pássaro transparente”. Conto de abertura de Nove, novena (1966), “O pássaro transparente” carrega muitas das características literárias que fizeram Osman Lins afirmar ter chegado à plenitude escritural com este livro. Portanto, lança-se o presente trabalho à investigação de como se manifestam nessa narrativa muitas das preocupações literárias do projeto de Lins, sobretudo o uso da geometria aliada à teoria da narrativa. Para tal, o caminho percorrido ao longo deste ensaio terá início pelo aparecimento do número no engendramento estrutural do narrador, do espaço e do tempo em “O pássaro transparente”. Mediante o câmbio de foco narrativo (de externo para interno), o narrador articula nove diferentes cenas ou “quadros”. Cada quadro é composto por duas manifestações de foco narrativo, respectivamente externa e interna. Para cada quadro, há um espaço e um tempo. São enfocadas, no desenvolvimento do trabalho, as três categorias narratológicas para que, afinal, se fundamente a afirmação de que há, em “O pássaro transparente”, uma relação de fractabilidade e de micro/macro imagem com Nove, novena . Como o objetivo não é levantar tais questões sem pensá-las dentro do contexto da obra de Osman Lins, far-se-ão presentes citações de diversos outros textos do pernambucano (ora ficcionais, ora ensaísticos), sobretudo A rainha dos cárceres da Grécia , romance que inspirou tanto a forma desta dissertação quanto seu conteúdo.
Abstract: This dissertation aims to present a diary of rereadings of a certain narrative written by Osman Lins, “The transparent bird”. Opening tale of Nine, Novena , "The transparent bird" carries many of the literary features that have made Osman Lins claim to have reached scriptural fullness with this book. Therefore, this paper is launched to investigate how many literary concerns of the Lins project manifest itself in this narrative, especially the use of geometry combined with narrative theory. Thereunto, the path followed throughout this essay starts at the appearance of the number in its structural engendering of the narrator, the space and the time in "The transparent bird". Through the exchange of narrative focus (from external to internal), the storyteller articulates nine different scenes or "frames". Each frame is composed of two narrative focuses manifestations, respectively external and internal. For each frame, there is a space and a time. The three narratological categories are focused on the development of the work so that, after all, the assertion is made that there is, in "The transparent bird", a fractability and micro/macro image relation with Nine, novena . Since the objective here is not to raise such questions without considering them within the context of Osman Lins's work, there will be several quotes from other texts of the same author, especially The queen of the prisons of Greece , novel that inspired both the diary form of this dissertation and its content.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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