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2003_HumbertodeLemosMedinaCoeli.pdf
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Título: O novo jornalismo popular : a reforma do jornal O Dia e suas conseqüências
Autor(es): Coeli, Humberto de Lemos Medina
Orientador(es): Motta, Luiz Gonzaga
Assunto: Populismo
Jornalismo
Jornalismo popular
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: COELI, Humberto de Lemos Medina. O novo jornalismo popular: a reforma do jornal O Dia e suas consequências. 2003. [152] f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: A reforma gráfica e editorial do jornal O Dia, feita a partir de 1987, não só transformou o jornal, como criou uma nova modalidade de jornalismo no Brasil - o Novo Jornalismo Popular. Em vez da cobertura sanguinolenta de polícia, das fotos de cadáveres e da exploração do sensacionalismo barato, passou a prevalecer um jornalismo de serviços, utilitário e com credibilidade. O surgimento desse novo tipo de jornalismo é fruto da reação do jornal O Dia à condições econômicas e políticas adversas: a necessidade de aumentar a receita com anúncios pagos e a abertura política proporcionada pelo fim da ditadura militar. A necessidade de anúncios fez com que o jomal se tomasse um produto de qualidade, aceito pelos principais anunciantes e pelo público classe média com maior poder de compra. A abertura política sepultou o “chaguismo”, que polui às páginas do jornal com assistencialismo dos políticos aliados a Chagas Freitas. Junto com a reforma, que teve seu ápice em 1992, veio o Plano Real, que estabilizou a economia e permitiu aumento do poder de compra da população. Essa conjuntura alavancou a circulação do jornal, tomou viável a empreitada e deu visibilidade a essa nova forma de fazer jornalismo popular, incentivando a criação de veículos com as mesmas características.
Abstract: As from 1987, O Dia underwent its editorial and graphic restructure, resulting in a complete change of the newspaper itself and the creation of a new type of journalism - The New Popular Journalism. Thus a usefül and reliable journalism of Service has prevailed over criminal bloody news, photos of corpses and sensational press coverage. The new journalism has come out as a reaction of O Dia newspaper to unfavorable political and economical conditions: the necessity of increasing its earnings through payable ads, and the political opening process derived from the failure of the military dictatorship. The need for ads led O Dia to endeavor its best efforts to become a well qualified product, approved by main advertisers and by middle class people with higher purchasing power. The political opening put an end to “chaguismo”, a practice which fílled the paper with favoritism from politicians allied to Chagas Freitas. Almost simultaneously to the restructure of O Dia, which reached its climax in 1992, the “Plano Real” has come out providing economic stability and increasing people purchasing power. In this context, the newspaper circulation has been levered, the work has become feasible and the new type of popular journalism has become visible, encouraging the creation of other vehicles with same characteristics.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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