http://repositorio.unb.br/handle/10482/37737
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1990_DioneOliveiraMoura.pdf Restrito | 2,86 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Braga, José Luiz | - |
dc.contributor.author | Moura, Dione Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T18:49:21Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T18:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
dc.date.submitted | 1990 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Dione Oliveira, A construção da memória e da identidade em filmes de cineastas negros brasileiros. 1990. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1990. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37737 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 1990. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa filmes de cineastas negros brasileiros como integrantes, através da memória, do processo de afirmação da identidade do grupo racial negro. Recorrendo a memórias pessoais, os filmes afirmam identidades individuais que, somados, configuram a identidade coletiva do negro brasileiro. Reconstruindo memórias individuais os filmes constroem a memória coletiva do negro. Ao trabalharem memórias pessoais, os filmes abordam a memória coletiva do negro a partir de temas como a escravidão e a ancestralidade africana. Os filmes estão inseridos dentro da luta simbólica da raça negra por se fazer reconhecer efetivamente dentro do contexto sócio-cultural brasileiro. Os filmes incluem vários aspectos, como a família, a raça, a religião e o trabalho na definição da identidade dos personagens. O cinema produzido por cineastas negros torna-se um espaço de celebração e enriquecimento da identidade do negro brasileiro, através da reconstrução da memória individual e coletiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.title | A construção da memória e da identidade em filmes de cineastas negros brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - identidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.