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2002_MariaFernandaDinizAvidos.pdf
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Título: Alimentos transgênicos : discurso e polêmica : análise do discurso da mídia sobre os produtos transgênicos
Autor(es): Avidos, Maria Fernanda Diniz
Orientador(es): Porto, Sergio Dayrell
Assunto: Alimentos geneticamente modificados
Discurso midiático
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: AVIDOS, Maria Fernanda Diniz. Alimentos transgênicos: discurso e polêmica: análise do discurso da mídia sobre os produtos transgênicos. 2002. 115 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso da mídia sobre os organismos transgênicos (geneticamente modificados). A partir da análise de matérias veiculadas em um veículo de comunicação de grande circulação (Jornal “FOLHA DE SÃO PAULO” no período de um ano -junho de 2000 a junho de 2001), o projeto pretende mostrar a retórica da persuasão utilizada pela mídia e de que forma pode influenciar, positiva ou negativamente, a opinião pública O período de um ano foi escolhido por conter um número representativo de matérias para análise, especialmente por ter sido um ano muito rico em termos de divulgação dos produtos transgênicos. Em um país como o Brasil, em que a educação formal tem se descuidado do ensino de ciências, os meios de comunicação desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização científica. A mídia é o único caminho capaz de levar o cidadão comum ao conhecimento das novas descobertas da ciência. E a mídia é efetivamente a principal arena de batalha na guerra discursiva suscitada pelos produtos transgênicos. Por isso, foi o objeto escolhido para análise nesta tese Os transgênicos foram recebidos pela sociedade em um ambiente de caos e desinformação. Um dos motivos que justificam a confusão causada pela entrada desses produtos no contexto social foi a falta de discussão prévia sobre seus benefícios e possíveis riscos. De um dia para o outro, o consumidor percebeu atônito que os alimentos geneticamente modificados haviam saído diretamente das páginas dos jornais para as prateleiras dos supermercados. Além disso, o consumidor ficou perdido entre o discurso alarmista das ONG’s de defesa do consumidor e de preservação ambiental, que coloca os transgênicos praticamente como as próximas bombas nucleares; e o das empresas de biotecnologia, que anunciam esses produtos como os novos “messias” da pós-modernidade, capazes de acabar com a fome mundial. Em quem acreditar? A análise de discurso foi a metodologia selecionada porque possibilita observar a interação entre diversos campos do conhecimento, como a lingüística, a ideologia e a psicologia, entre outras. As malhas discursivas permitem identificar o movimento de sentidos e sujeitos, influenciados pela ideologia e o contexto sócio-histórico. No caso dos transgênicos, nota-se uma forte recorrência ao interdiscurso, porque as matérias veiculadas na mídia já compõem uma memória polêmica discursiva. Polêmica que está longe de acabar pois a questão ainda não está definida e aguarda decisão judicial do STJ. É preciso cada vez mais trazer esse debate para a luz da razão, e desenvolvê-lo junto à sociedade. Pois a sociedade contemporânea não aceita mais a ciência como um saber autodeterminado. Os sujeitos pós-modernos querem conhecer e opinar sobre o que é pesquisado. Por isso, essa tese se propôs a abordar essa questão tão polêmica nos dias de hoje, analisando o discurso utilizado pela mídia e mostrando de que forma pode influenciar a opinião pública acerca das novas tecnologias e da ciência, de forma geral. As matérias analisadas foram divididas em quatro categorias: editoriais, informativas, opinativas e um loco de matérias sobre o Fórum Social Mundial; e permitiram identificar que a aversão da sociedade aos alimentos transgênicos é mais um reflexo da incerteza que domina a pós- modernidade.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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