Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Daniele Conceição Sarmento de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-15T01:10:51Z | - |
dc.date.available | 2020-05-15T01:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Daniele Conceição Sarmento. Um mergulho nos rios do esquecimento: a invisibilidade do estudante quilombola no estado do Pará. 2019. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37756 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os processos históricos e sociais que colaboraram e colaboram para a invisibilidade dos estudantes quilombolas no estado do Pará, assim como verificar de que forma seu deu e está se dando o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola no referido Estado, e sua relação com os anseios dos quilombolas por uma educação que valorize suas especificidades. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, e documentais, assim como foram feitas entrevistas semiestruturadas. Por fim, conclui-se que embora já exista um quantitativo relevante de escolas quilombolas no estado do Pará, infelizmente essas escolas ainda não possuem estrutura material e pedagógica para atender as crianças e jovens quilombolas. E a valorização dos aspectos culturais e sociais para a formação dos quilombolas ainda estão muito aquém do esperado. A educação escolar quilombola ainda não contempla toda a educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um mergulho nos rios do esquecimento : a invisibilidade do estudante quilombola no estado do Pará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Escolar Quilombola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes quilombolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Invisibilidade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento negro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação quilombola | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Givânia Maria da | - |
dc.description.abstract1 | This paper aims to highlight the historical and social processes that collaborated and
contribute to the invisibility of quilombola students in the state of Pará, as well as to verify
how it gave and is taking place the process of implementation of the National Curriculum
Guidelines for Education. Quilombola School in that State, and its relationship with the
quilombola's yearnings for an education that values its specificities. To this end, bibliographic
and documentary searches were performed, as well as semi-structured interviews. Finally, it
can be concluded that although there is already a significant number of quilombola schools in
the state of Pará, unfortunately these schools do not have the material and pedagogical
structure to serve quilombola children and young people. And the appreciation of cultural and
social aspects for the formation of quilombolas is still far from expected. Quilombola school
education does not yet cover all basic education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|