Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37761
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EvanildedeFariasMarques.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria de Nazaré Klautau-
dc.contributor.authorMarques, Evanilde de Farias-
dc.date.accessioned2020-05-15T18:45:35Z-
dc.date.available2020-05-15T18:45:35Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.date.submitted2019-09-27-
dc.identifier.citationMARQUES, Evanilde de Farias. Sequência didática para o ensino da mitose sob a perspectiva da aprendizagem significativa. 2019. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37761-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, de abordagem qualitativa, teve por objetivo construir uma Sequência Didática como estratégia pedagógica para o processo de ensino da mitose e refletir sobre o processo da prática docente da pesquisadora no contexto do ensino desse conteúdo – conteúdo percebido por muitos educadores e alunos como complexo e de difícil compreensão. É sabido que o ensino de Biologia, em específico, o conteúdo de Genética, é um tema importante pelo conhecimento científico que pode proporcionar à vida dos estudantes, sendo imprescindível na formação destes, para que possam decidir acerca de assuntos que envolvem sua própria vida e a sociedade. Atualmente, é perceptível que cada vez mais o docente deve atentar-se ao modus operandi de motivar ou estimular os educandos para a aprendizagem. Nessa perspectiva, considerando a necessidade de uma Aprendizagem Significativa para o aluno do Ensino Médio, propôs-se como possibilidade de mudança da situação em questão, uma Sequência Didática (material de apoio ao docente) – estratégia para superar o ensino tradicional , além de conter atividades diversas, promove a equidade, a participação e favorece o envolvimento dos educandos ao assunto proposto. Concluiu-se que, é possível dar significado ao que se ensina e ao aprendizado do aluno, através de estratégias pedagógicas diferenciadas, também ficou perceptível o potencial da reflexão na transformação da prática docente, melhorando e tornando-a significativa, tanto para os discentes quanto para a pesquisadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino da mitose sob a perspectiva da aprendizagem significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGenética - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMitosept_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.description.abstract1This qualitative study aimed to build a Didactic Sequence as a pedagogical strategy for the teaching process of mitosis and to reflect on the process of teaching practice of the researcher in the context of teaching this content - content perceived by many educators and students as complex and difficult to understand. It is well known that the teaching of biology, in particular, the content of genetics, is an important theme for the scientific knowledge it can provide to the students' life, being essential in their formation, so that they can decide on subjects that involve their own life and the society. Currently, it is noticeable that more and more teachers must pay attention to the modus operandi to motivate orstimulate the students for learning. From this perspective, considering the necessity of a Significant Learning for the High School student, it was proposed as a possibility to change the situation in question, a Didactic Sequence (support material to the teacher) - strategy to overcome the traditional teaching, besides containing diverse activities, promotes equity, participation and favors the involvement of students to the proposed subject. It was concluded that, it is possible to give meaning to what is taught and student learning, through different pedagogical strategies, the potential of reflection in the transformation of teaching practice became noticeable, improving and making it meaningful for both students and students the researcher.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.