Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/37783
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_YuriSantosdeBrito.pdf1,38 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorBernardino-Costa, Joaze-
dc.contributor.authorBrito, Yuri Santos de-
dc.date.accessioned2020-05-18T22:18:56Z-
dc.date.available2020-05-18T22:18:56Z-
dc.date.issued2020-05-18-
dc.date.submitted2019-08-30-
dc.identifier.citationBRITO, Yuri Santos de. “Professora, que bom que você tá aqui ”: trajetórias e identidades de docentes de Direito da UFBA, UnB e USP no contexto pós-cotas 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37783-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa parte do acúmulo do debate acerca da questão racial no Brasil, em especial, no campo sociológico. Ela integra uma longa agenda de pesquisa acerca do papel dos docentes em relação às políticas afirmativas nas universidades públicas, em especial, nas instituições públicas de ensino de Direito. Esse trabalho, em específico, tem como objetivo investigar, numa perspectiva comparativa, as identidades e trajetórias dos docentes de Direito de três instituições de diferentes regiões do país – UFBA, UnB e USP –, com diferentes históricos e com trajetos distintos de implementação das ações afirmativas, em especial no que diz respeito às suas percepções e autopercepções de origem de classe, raça e gênero, a fim de construir as bases para uma agenda futura acerca de como estes fatores se relacionam com seus comportamentos diante das políticas de ação afirmativas. Para tanto, investigou-se a história das instituições através da literatura sobre elas e os relatos dos próprios docentes; levantou-se, a partir da análise de perfis acadêmicos e profissionais e também de documentos oficiais da Faculdades, as características do corpo docente das instituições; construiu-se um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a 29 docentes e, a partir de uma análise de conteúdo, se reconstruiu categorias analíticas acerca das questões estudadas utilizando os dados coletados pelas diferentes técnicas de pesquisa. Toma-se por conclusão a compreensão de que, a despeito de haver diferenças significativas nos perfis profissionais e acadêmicos entre as instituições, com maior ou menor dedicação a outra carreira profissional e diferentes perspectivas acerca da formação jurídica, se registra uma similaridade notável nas narrativas acerca das origens de classe, raça e gênero dos docentes, com uma concentração de narrativas baseadas no conceito de meritocracia individual por parte de docentes homens e brancos, enquanto narrativas baseadas em fatores coletivos tendem a ser mais comuns entre docentes negros, negras e mulheres em geral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Professora, que bom que você tá aqui ” : trajetórias e identidades de docentes de Direito da UFBA, UnB e USP no contexto pós-cotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAções afirmativaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas afirmativaspt_BR
dc.subject.keywordDireitopt_BR
dc.subject.keywordCotas raciaispt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordQuestão racialpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is part of the long debate about race in Brazil, specially, in the sociological field and derives from a long research agenda about the role played by university professors in a context where affirmative actions were implemented, specifically, in Law schools. It intends to investigate, in a comparative perspective, the identities and trajectories of the Law professors in three institutions – UFBA, UnB and USP – located in three diferente brazilian regions, with different institutional histories and different trajectories in the adoption of affirmative actions, specially about their perceptions and self-perceptions of class origins, race and gender, in order to lay foundations to a future research agenda about how those relate to how they behave in light of the transformations brought by the affirmative actions in the brazilian public universities. To achieve these goals, this thesis investigates the history of the Law schools through bibliography review; through analysis of academic and professional profiles, as well as official documentos, the characteristics of the teaching body of these institutions; conducts analysis of 29 interviews with professors from the three institutions, and produces na analytic framework that covers the subjects of this study. Finally, it concludes that, in spite of significative differences in the professional and academic profiles of the teaching body of each Law school, in terms of dedication to other law careers and different views about what should be the academic objectives of law schools, there is great similarity in terms of narratives about class origins, race and gender of these professors, with narratives based on the concept of individual merit more common among the white male professors, while narratives based on collective factors are more often presented by black and women professors.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37783/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.