Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Claisy Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Cacau, Thaysa Pacheco | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T13:45:17Z | - |
dc.date.available | 2020-05-19T13:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.citation | CACAU, Thaysa Pacheco. O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí: subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica. 2019. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37785 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O perfil profissional do psicólogo escolar tem requerido constantes estudos e atualizações, especialmente pela necessidade do desenvolvimento de competências cada vez mais articuladas aos diversos contextos educacionais que se transformam em meio às complexas conjunturas econômicas, sociais e políticas da realidade brasileira. Esse cenário reflete-se nas situações desafiadoras com as quais psicólogo escolar lida em seu cotidiano de trabalho, solicitando-lhe uma formação mais ampliada que se desdobre em maior clareza de seu papel, funções e atividades. A literatura em Psicologia Escolar refere que há pouca clareza no tocante às especificidades desse perfil, bem como escassez de estudos, destacadamente, em contextos regionais, a exemplo do estado do Piauí, alertando para a necessidade de se repensar as reais articulações entre a formação e prática. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral: investigar indicadores do perfil profissional do psicólogo escolar no contexto piauiense. Como objetivos específicos, propôs-se a: (a) identificar as principais práticas que caracterizam a atuação profissional do psicólogo escolar no contexto piauiense; (b) analisar os indicadores de competências técnicas, teóricas e transversais que caracterizam a atuação dos psicólogos escolares do contexto piauiense; (c) construir uma proposta de perfil profissional para os psicólogos escolares do contexto piauiense. Por meio dos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas, bem como a aplicação de um questionário eletrônico com as participantes. As informações recolhidas foram analisadas à luz da Psicologia histórico-cultural do Desenvolvimento Humano e da Psicologia Escolar Crítica. A partir dos resultados encontrados, como desdobramentos do estudo, elaborou-se uma proposta de perfil e de competências em Psicologia Escolar em uma perspectiva crítico- emancipatória, de modo a subsidiar ações futuras no âmbito das formações inicial e continuada e da atuação profissional do psicólogo escolar no Piauí. Também foram sugeridas orientações para formação e atuação, que podem ser úteis ao enfrentamento dos desafios do cotid escolar. Pretende-se, a partir dessa pesquisa, fomentar debates sobre a elaboração de políticas educacionais que visem à inserção do psicólogo escolar em instituições de ensino no Piauí. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicólogos escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perfil profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicólogos escolares - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The professional profile of the school psychologist has required constant studies and
updates, especially due to the need to develop competences increasingly linked to the various
educational contexts, whose realities are transformed in the middle of the complex economic, social
and political conjunctures of the Brazilian reality. This scenario is reflected in the challenging
situations that school psychologists deal with in their daily work, asking them for a broader education
that unfolds more clearly in their role, functions and activities. The literature on School Psychology
states that there is little clarity regarding the specificities of this profile, as well as the lack of studies,
especially in regional contexts, such as the state of Piauí, alerting to the need to rethink the real
articulations between the formation and practice. Given this reality, the present study aimed to
investigate indicators of the professional profile of the school psychologist in the Piaui context. As
specific objectives, it was proposed to: (a) identify the main practices that characterize the
professional performance of the school psychologist in the Piaui context; (b) analyze the indicators
of technical, theoretical and transversal skills that characterize the performance of school
psychologists in the Piaui context; (c) construct a professional profile proposal for school
psychologists in the Piaui context. Through the methodological assumptions of the qualitative
approach, interviews were conducted, as well as the application of an electronic questionnaire with
the participants. The information collected was analyzed in the light of the Historical-Cultural
Psychology of Human Development and Critical School Psychology. From the results found, as
consequences of the study, a proposal of profile and competences in School Psychology was
elaborated, in a critical- emancipatory perspective, in order to subsidize future actions in the ambit of
the initial and continuous formation and the professional performance of the School. school
psychologist in Piauí. Guidance was also suggested for training and performance, whichmay be useful
in facing the challenges of daily school life. Based on this research, it is intended to foster debates on
the elaboration of educational policies aimed at the insertion of the school psychologist in educational
institutions in Piauí. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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