Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37860
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaellaPinheiroCesariodeMelloPaivaFerreira.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Inédito viável no Consultório na Rua : a com-vivência como práxis de educação em e para direitos humanos
Autor(es): Cesario, Rafaella Pinheiro
E-mail do autor: mailto:rafapcesario@gmail.com
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: População em situação de rua
Consultório na Rua
Atenção básica
Atenção à saúde
Data de publicação: 26-Mai-2020
Referência: CESARIO, Rafaella Pinheiro. Inédito viável no Consultório na Rua: a com-vivência como práxis de educação em e para direitos humanos. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa voltou-se à compreensão das relações de poder e forças instituídas, que perpetuam a opressão, dominação e exclusão da população em situação de rua, assim como as forças instituintes, que traçam linhas de fuga emancipatórias rumo à promoção da autonomia e à construção de sujeitos de direitos, que se fazem presentes na trama institucional do Consultório na Rua, estratégia da Atenção Básica voltada para prestar cuidados à população em situação de rua. Para tal, foi realizada uma pesquisa-intervenção cartográfica para desembaraçar as linhas do dispositivo clínico Consultório na Rua e foram utilizados conceitos-ferramentas da Análise Institucional de forma a identificar as forças e fluxos instituídos e instituintes presentes nesse campo de subjetivação. Como instrumentos-ferramentas de pesquisa foram utilizados o diário de campo como dispositivo de análise do campo e de análise da implicação e entrevistas semiestruturadas para aprofundar aspectos evidenciados pelos analisadores suscitados pela vivência no campo. Inspirei-me no conceito de utopia de Paulo Freire, que a define como unidade dialética entre denúncia e anúncio, para tecer uma crítica imanente e, a partir desta, identificar inéditos viáveis capazes de contribuir para o fortalecimento da função social do Consultório na Rua. A partir da perspectiva foucaultiana de poder e subjetivação, em diálogo com pensadores que revisitam sua teoria, denunciaram-se as forças tanatopolíticas e disciplinares perpetuadas pela organização da oferta do cuidado e práticas profissionais. Partindo das contribuições da pedagogia crítica de Paulo Freire, da perspectiva crítica de direitos humanos e da educação em direitos humanos, anunciou-se a potência das práticas profissionais ancoradas em desenhos de cuidado que desafiam as relações instituídas de poder e engrendram linhas de fugas emancipatórias. Por fim, identificou-se a com-vivência como um inédito viável, como práxis em e para direitos humanos que articula as dimensões ético-político-clínicas do cuidado.
Abstract: This research aimed to comprehend the instituted power relations and forces, which perpetrate the oppression, domination and exclusion of the homeless, as well as the instituting forces that draw diverging lines towards the promotion of autonomy and the construction of subject of rights, which are present in Consultório na Rua’s, a health public policy designed to care for the homeless, everyday institucional practice. A cartographic intervention research was carried out to unravel the lines that constitute the Consultório na Rua/Street Practice clinic dispositive. Institutional Analysis concept-tools were used in order to identify the instituted forces and flows present in this subjectivation field. The instruments-tools chosen were the field journal, used as an analytical device, and semi-structured interviews to explore aspects made evident by the analyzers raised during the field experience. Inspired by Paulo Freire's utopia concept, which is defined as the dialectical unit between denunciation and announcement, I developed an immanent critique and, from this, identified viable novelties capable of contributing to the strengthening of the Consultório na Rua’s social duty. From Foucault's perspective of power and subjectivation, in dialogue with theorists who revisit his theory, the tanatopolitical and disciplinary forces perpetuated by the service’s organization and professional practices were denounced. Stemmnig from Paulo Freire's contributions to critical pedagogy, from the human rights critical perspective and human rights education, the potency of professional practices anchored upon care devices that unsettle the instituted power relations were announced. Finally, “co-existing” was identified as a viable novelty, as a praxis that stems from and engenders human rights through its articulation of the ethical-political-clinical dimensions of care.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.