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ARTIGO_NoticiasFalsasOrigens.pdf153,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorSantana, Gislane Pereira-
dc.contributor.authorSimeão, Elmira Luiza Melo Soares-
dc.date.accessioned2020-05-28T12:18:49Z-
dc.date.available2020-05-28T12:18:49Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.citationSANTANA, Gislane Pereira; SIMEÃO, Elmira Luiza Melo Soares. Notícias falsas: origens, meios de disseminação, contextos e enfrentamento. In: SEMINARIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 8., 2019, São Paulo.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37895-
dc.description.abstractRegistros bem antigos evidenciam que a humanidade sempre se valeu de falsos argumentos para tornar real o que, na verdade, não existe. Discute-se como surgiram, a partir de um momento histórico, identificando os meios de disseminação, com vistas a apresentar argumentos que dêem suporte para um debate sobre o enfrentamento do problema, tratando-o como desinformação, no contexto da Ciência da Informação. A base conceitual para este trabalho será calcada em levantamento de dados bibliográficos. Descrição cronológica dos fatos geradores de notícias falsas. Introduz-se o estudo, descrevendo que a primeira geração de notícias falsas ocorreu com a disseminação com o uso de objetos e textos manuscritos, por meio de gravação de frases em moedas; escrever em placas (Acta Diurna); sonetos (Pasquim), folhetim (Canards), canções e poemas. Passou pelos “homens parágrafos” e chegou ao jornal. A segunda geração foi o jornal e o rádio. Jornais como “The Sun”, The Times e The Daily Mail, já faziam sátiras, distorcendo os fatos, como, por exemplo: a existência de vida na lua. A Columbia Broadcasting System –(CBS) noticiou que a terra estava sendo atacada por alienígenas. A terceira geração de falsas notícias são as redes sociais, a Internet. A Rússia do século XX foi a precursora, ao criar uma organização “troll factory” para publicar um grande número de mensagens e postar em redes sociais para desinformar a opinião pública da época. Surge a quarta geração, denominada de “Deep Fake”, que é um recurso que permite substituir o rosto e o áudio de uma pessoa por outro, forjando situações para comprometer a sua reputação. Propõe-se, com a realização desse trabalho de pesquisa, um debate acerca de quais medidas de enfrentamento possam conscientizar as pessoas, para que saibam distinguir notícias que se prestam a informar ou desinformar. É possível encontrar um caminho que possa contribuir para conter o avanço das falsas notícias? Ao concluir este trabalho investigativo, o autor sugere a adoção, como referência, dos conceitos de Alfabetização Digital e Competências em Informação para o enfrentamento do problema.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNotícias falsas : origens, meios de disseminação, contextos e enfrentamentopt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordNotícias falsaspt_BR
dc.subject.keywordCultura da desinformaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesinformaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização digitalpt_BR
dc.subject.keywordCompetência informacionalpt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida à Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Elmira Luiza Melo Soares Simeão e pelo Doutorando Gislane Pereira Santana, em 22 de maio de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
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